Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Qual a relação entre as intolerâncias Alimentares e o Diabetes?

nutrigenetica


Nos últimos anos as dietas com restrições de alguns tipos de substâncias, como por exemplo o glúten, estão na moda, inclusive entre as celebridades. Porém essas dietas são muito mais que uma moda passageira para aqueles que possuem intolerância ou até mesmo uma alergia.

Com a restrição de certos alimentos, algumas pessoas acabaram por descobrir que realmente possuíam uma intolerância alimentar, a qual passava como apenas um incômodo ou ficava sem um diagnóstico específico. Isso levou os cientistas a colocarem mais atenção sobre esse assunto e reforçarem as pesquisas.

Mas que tipo de relação estranha poderia haver entre o diabetes e as intolerâncias alimentares, se quase ninguém fala sobre isso?!


Vamos conversar um pouco sobre genética!

Dentro das células dos seres vivos se encontra o núcleo celular, onde está guardada uma estrutura importantíssima chamada DNA. O nosso DNA contém um conjunto de milhares de genes (genoma), que são como caixinhas cheias de informações para a produção das proteínas, algo que o nosso corpo necessita para ter um bom funcionamento. A insulina é um hormônio proteico, ela é codificada pelo gen IDDM-1 e seus variantes que são aproximadamente 10 genes. Ou seja, dentro da caixinha IDDM-1 e dos seus variantes, existem setores responsáveis por guardar a informação de como se produz a insulina no nosso pâncreas. Quando esses setores são desativados por qualquer motivo, a pessoa desenvolve o diabetes tipo 1. Portanto, o diabetes tipo 1 é uma doença poligênica.

Mas o que os cientistas descobriram é que existem muitos diabéticos que desenvolveram depois de algum tempo, alguma intolerância alimentar, principalmente à lactose e ao glúten. Isso se explica porque o setor que codifica as enzimas lactase e a transglutaminase tecidular se localizam no mesmo gene que produz a insulina, e com o tempo também podem ser desativadas.

Isso não quer dizer que TODOS os diabéticos vão apresentar esse tipo de alteração. Na verdade, apenas uma minoria, já que não sabemos quais partes dos genes são alterados em cada diabético.


Só para saber: O que é a Intolerância a Lactose ou ao Glúten?

A lactose é o açúcar presente no leite da vaca e seus derivados. Na intolerância a pessoa produz de forma insuficiente a enzima LACTASE, sendo que essa enzima é responsável por quebrar a molécula da lactose em partes menores para que sejam absorvidas pelo intestino. Na falta dessa enzima, a lactose permanece inteira no trato intestinal e sofre fermentação por parte das bactérias locais, o que ocasiona excesso de gases, dores abdominais, ânsias de vômito, desconforto, indigestão e diarreias.

Na intolerância ao glúten ocorre algo similar, já que a pessoa não produz de forma regular a enzima TRANSGLUTAMINASE TECIDULAR. Essa enzima possibilita que a proteína conhecida como glúten seja absorvida pelo organismo. A intolerância causa sintomas similares aos da intolerância a lactose, ou seja, um efeito local de inflamação no intestino.


INTOLERÂNCIA NÃO É ALERGIA!

A alergia é uma resposta imunológica do organismo frente a uma partícula desconhecida para ele, ou seja, o organismo reconhece uma proteína, que pode ser do leite da vaca ou mesmo o glúten (proteína), como um agente estranho que está invadindo o corpo. Nesse caso o nosso sistema de defesa o ataca, causando os sintomas de alergia, que podem ser muito mais graves, como dores de cabeça, diarreias, tontura, náuseas, coceiras, vermelhidão na pele, formigamentos, febre e em casos extremos, convulsões. No caso do glúten, a intolerância se não cuidada pode vir a desenvolver-se em uma alergia. Então a alergia produz uma resposta sistêmica.


Nutrigenômica e Nutrigenética.


A Nutrigenômica é uma área da nutrição que se dedica a estudar como o tipo de dieta pode influenciar o genoma (conjunto de genes) do indivíduo. Como exemplo, podemos citar o caso de um diabético que não controla a sua glicemia e come tudo o que quer. O excesso de açúcar no corpo poderia alterar o funcionamento do genoma e ‘despertar” outras doenças genéticas.

A Nutrigenética também é uma área da nutrição, porém se dedica a estudar como o genoma (conjunto de genes), poderia afetar o tipo de dieta. Por exemplo, no caso da pessoa ter diabéticos na família, porém não é diabética. Ela sabe que deve ter um cuidado maior com a alimentação para não desenvolver a doença no futuro.

Por sorte, uma porcentagem baixa de diabéticos chega a desenvolver as intolerâncias alimentares. Faz 5 anos que eu mesma sou intolerante à lactose, por isso evito comer todo tipo de derivados de leite de vaca. Ainda bem que hoje em dia existem muitas opções para substituir, inclusive leite e derivados sem lactose, que mantém o mesmo sabor. É sempre bom estar atento para não sofrer sem necessidade.

E em caso de alguma dúvida, procure o seu médico, com certeza ele estará preparado para te orientar da melhor maneira possível.

lucyLuciana Mangini, 31 anos, estudante de medicina, diabética tipo 1 desde 1995.
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://www.tiabeth.com/index.php/2016/12/06/qual-a-relacao-entre-as-intolerancias-alimentares-e-o-diabetes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla