Powered By Blogger

sábado, 22 de julho de 2017

Por que seu açúcar no sangue sobe e desce?

27 de novembro de 2016


glicemia-altos-baixos

Muitos alimentos comuns (incluindo alguns sem açúcar) ou mesmo um resfriado podem aumentar seus níveis de açúcar no sangue. Aqui estão alguns culpados para ficar de olho.

Aumenta: Cafeína

O açúcar no sangue pode subir depois de tomar um café – mesmo que seja café preto sem calorias. O mesmo vale para o chá preto, chá verde, e bebidas energéticas. Ironicamente, outros compostos no café pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2 em pessoas saudáveis .

Aumenta:  Alimentos sem açúcar

Muitos destes irá aumentar seus níveis de açúcar no sangue. Por quê? Eles ainda podem ter uma abundância de carboidratos a partir de amidos. Confira os carboidratos totais no rótulo de informações nutricionais antes de comprar.

Aumenta: Comida Chinesa

Quando você for consumir um prato de carne de gergelim ou frango doce e azedo, não é apenas o arroz branco que pode lhe causar problemas. Alimentos ricos em gordura podem fazer o seu açúcar no sangue ficar elevado por mais tempo. O mesmo é verdadeiro para pizza, batatas fritas, e outras guloseimas que têm uma grande quantidade de carboidratos e gordura.

Aumenta: Um resfriado

O açúcar no sangue sobe à medida que seu corpo trabalha para combater uma doença. Beba água e outros líquidos sem açúcar e gás para ficar hidratado. Chame o seu médico se tiver com diarreia ou vômitos durante mais de 2 horas ou se esteve doente durante 2 dias e não estiver melhorando.

Aumenta: O estresse de trabalho

Oprimido ou infeliz no trabalho? Isso tem um preço. Quando você está sob estresse, seu corpo libera hormônios que podem fazer aumentar o açúcar no sangue. É mais comum em pessoas com diabetes tipo 2. Aprenda a relaxar fazendo uma respiração profunda e exercício.

Aumenta: Bebidas Esportivas

Elas são feitos para ajudá-lo a repor os líquidos rapidamente, mas algumas delas têm tanto açúcar quanto um refrigerante. A água normal é provavelmente tudo que você precisa para aguentar um treino moderado de menos de uma hora.

Diminui: Iogurte

Os alimentos que têm bactérias saudáveis, como muitos tipos de iogurte, são chamados de probióticos. Eles podem melhorar a digestão e também podem ajudar a controlar o açúcar no sangue. Alguns iogurtes têm adição de açúcar e frutas, por isso tome cuidado para contar os carboidratos. Sua melhor opção é iogurte natural ou “light” sem açúcar extra.

Diminui: Dieta Vegana

Um estudo descobriu que as pessoas com diabetes tipo 2 que mudaram para uma dieta vegana tiveram um melhor controle de açúcar no sangue e tomavam menos insulina. Um incentivo para as fibras de grãos integrais e feijões pode desempenhar um papel, por abrandar a digestão de carboidratos.

Diminui: Canela

Uma pitada desta especiaria pode adicionar sabor, sem adição de sal, carboidratos ou calorias. Alguns estudos sugerem que também pode ajudar a utilizar melhor a insulina do corpo e assim reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

Atenção: Sono

O açúcar no sangue pode mergulhar a níveis perigosamente baixos durante o fechar de olhos para algumas pessoas com diabetes, especialmente se elas tomam insulina. É melhor verificar os seus níveis de glicose na hora de dormir e quando acordar. Um lanche antes de dormir pode ajudar. Para algumas pessoas, o açúcar no sangue pode subir na parte da manhã – mesmo antes do café da manhã – devido a alterações nos hormônios ou a uma queda na insulina. Tesar a glicemia com regularidade é importante.

Aumenta e Reduz: Calor

Você estará mais seguro no interior de um ambiente com ar condicionado do que quando está ao ar livre com calor. O calor faz com que o açúcar no sangue fique mais difícil de controlar. Você deve testá-lo com frequência e beber muita água para evitar a desidratação. Temperaturas elevadas podem afetar seus medicamentos, medidor de glicose e tiras de teste também. Não os deixe em um carro quente.

Aumenta e Reduz: Hormônios femininos

Quando os hormônios de uma mulher muda, o mesmo acontece com o seu açúcar no sangue. Mantenha um registro mensal de seus níveis de glicose, para ter uma ideia melhor de como o seu ciclo menstrual afeta. Alterações hormonais durante a menopausa podem fazer açúcar no sangue ainda mais difícil de controlar.

O açúcar é ruim para você?

Se você adora doces, não se desespere. Você não tem que desistir deles para sempre. O açúcar irá aumentar seus níveis de glicose no sangue mais rapidamente do que outros carboidratos, mas especialistas em diabetes dizem agora que a quantidade total de carboidratos é mais importante. Portanto, mantenha pequenos os tamanhos da porção do alimento e tenha em conta o total de carboidratos e calorias.

E sobre o índice glicêmico?

O total de carboidratos por dia, distribuídos de forma constante ao longo do dia, é a chave para um bom controle do açúcar no sangue. Algumas pessoas também usam o índice glicêmico (IG), uma classificação de como os alimentos individuais elevam os níveis de açúcar no sangue. Feijão e pães de grãos integrais e cereais têm um IG mais baixo do que o pão branco ou macarrão regular. O suco da fruta tem um IG maior do que a fruta inteira. Pretende comer um alimento de alto IG? Pode comê-lo, desde que juntamente com outro de baixo IG para ajudar a controlar os seus níveis.

Fonte: WebMD

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla 
http://www.tiabeth.com/index.php/2016/11/27/por-que-seu-acucar-no-sangue-sobe-e-desce/

http://www.thedailystar.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla