Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




sábado, 22 de julho de 2017

Por que seu açúcar no sangue sobe e desce?

27 de novembro de 2016


glicemia-altos-baixos

Muitos alimentos comuns (incluindo alguns sem açúcar) ou mesmo um resfriado podem aumentar seus níveis de açúcar no sangue. Aqui estão alguns culpados para ficar de olho.

Aumenta: Cafeína

O açúcar no sangue pode subir depois de tomar um café – mesmo que seja café preto sem calorias. O mesmo vale para o chá preto, chá verde, e bebidas energéticas. Ironicamente, outros compostos no café pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2 em pessoas saudáveis .

Aumenta:  Alimentos sem açúcar

Muitos destes irá aumentar seus níveis de açúcar no sangue. Por quê? Eles ainda podem ter uma abundância de carboidratos a partir de amidos. Confira os carboidratos totais no rótulo de informações nutricionais antes de comprar.

Aumenta: Comida Chinesa

Quando você for consumir um prato de carne de gergelim ou frango doce e azedo, não é apenas o arroz branco que pode lhe causar problemas. Alimentos ricos em gordura podem fazer o seu açúcar no sangue ficar elevado por mais tempo. O mesmo é verdadeiro para pizza, batatas fritas, e outras guloseimas que têm uma grande quantidade de carboidratos e gordura.

Aumenta: Um resfriado

O açúcar no sangue sobe à medida que seu corpo trabalha para combater uma doença. Beba água e outros líquidos sem açúcar e gás para ficar hidratado. Chame o seu médico se tiver com diarreia ou vômitos durante mais de 2 horas ou se esteve doente durante 2 dias e não estiver melhorando.

Aumenta: O estresse de trabalho

Oprimido ou infeliz no trabalho? Isso tem um preço. Quando você está sob estresse, seu corpo libera hormônios que podem fazer aumentar o açúcar no sangue. É mais comum em pessoas com diabetes tipo 2. Aprenda a relaxar fazendo uma respiração profunda e exercício.

Aumenta: Bebidas Esportivas

Elas são feitos para ajudá-lo a repor os líquidos rapidamente, mas algumas delas têm tanto açúcar quanto um refrigerante. A água normal é provavelmente tudo que você precisa para aguentar um treino moderado de menos de uma hora.

Diminui: Iogurte

Os alimentos que têm bactérias saudáveis, como muitos tipos de iogurte, são chamados de probióticos. Eles podem melhorar a digestão e também podem ajudar a controlar o açúcar no sangue. Alguns iogurtes têm adição de açúcar e frutas, por isso tome cuidado para contar os carboidratos. Sua melhor opção é iogurte natural ou “light” sem açúcar extra.

Diminui: Dieta Vegana

Um estudo descobriu que as pessoas com diabetes tipo 2 que mudaram para uma dieta vegana tiveram um melhor controle de açúcar no sangue e tomavam menos insulina. Um incentivo para as fibras de grãos integrais e feijões pode desempenhar um papel, por abrandar a digestão de carboidratos.

Diminui: Canela

Uma pitada desta especiaria pode adicionar sabor, sem adição de sal, carboidratos ou calorias. Alguns estudos sugerem que também pode ajudar a utilizar melhor a insulina do corpo e assim reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

Atenção: Sono

O açúcar no sangue pode mergulhar a níveis perigosamente baixos durante o fechar de olhos para algumas pessoas com diabetes, especialmente se elas tomam insulina. É melhor verificar os seus níveis de glicose na hora de dormir e quando acordar. Um lanche antes de dormir pode ajudar. Para algumas pessoas, o açúcar no sangue pode subir na parte da manhã – mesmo antes do café da manhã – devido a alterações nos hormônios ou a uma queda na insulina. Tesar a glicemia com regularidade é importante.

Aumenta e Reduz: Calor

Você estará mais seguro no interior de um ambiente com ar condicionado do que quando está ao ar livre com calor. O calor faz com que o açúcar no sangue fique mais difícil de controlar. Você deve testá-lo com frequência e beber muita água para evitar a desidratação. Temperaturas elevadas podem afetar seus medicamentos, medidor de glicose e tiras de teste também. Não os deixe em um carro quente.

Aumenta e Reduz: Hormônios femininos

Quando os hormônios de uma mulher muda, o mesmo acontece com o seu açúcar no sangue. Mantenha um registro mensal de seus níveis de glicose, para ter uma ideia melhor de como o seu ciclo menstrual afeta. Alterações hormonais durante a menopausa podem fazer açúcar no sangue ainda mais difícil de controlar.

O açúcar é ruim para você?

Se você adora doces, não se desespere. Você não tem que desistir deles para sempre. O açúcar irá aumentar seus níveis de glicose no sangue mais rapidamente do que outros carboidratos, mas especialistas em diabetes dizem agora que a quantidade total de carboidratos é mais importante. Portanto, mantenha pequenos os tamanhos da porção do alimento e tenha em conta o total de carboidratos e calorias.

E sobre o índice glicêmico?

O total de carboidratos por dia, distribuídos de forma constante ao longo do dia, é a chave para um bom controle do açúcar no sangue. Algumas pessoas também usam o índice glicêmico (IG), uma classificação de como os alimentos individuais elevam os níveis de açúcar no sangue. Feijão e pães de grãos integrais e cereais têm um IG mais baixo do que o pão branco ou macarrão regular. O suco da fruta tem um IG maior do que a fruta inteira. Pretende comer um alimento de alto IG? Pode comê-lo, desde que juntamente com outro de baixo IG para ajudar a controlar os seus níveis.

Fonte: WebMD

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla 
http://www.tiabeth.com/index.php/2016/11/27/por-que-seu-acucar-no-sangue-sobe-e-desce/

http://www.thedailystar.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla