Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Conversando com alguém que tem câncer

 Aprovado pelo Conselho Editorial Cancer.Net, 05/2019

Sentimentos de tristeza, raiva, confusão e desamparo vêm com um diagnóstico de câncer. Para a pessoa que foi diagnosticada com câncer, é útil quando amigos e familiares proporcionam uma presença reconfortante e apoio prático. Muitas vezes é difícil para os outros saber o que dizer ou começar uma conversa com alguém que tem câncer. No entanto, manter contato é sempre melhor do que ficar longe. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a mostrar seu apoio:

Pegue suas sugestões da pessoa com câncer. Pergunte à pessoa com câncer se ela gostaria de falar sobre a experiência. É melhor permitir que ele ou ela decida quando falar e quanto compartilhar.

Mostre apoio sem palavras. Seu corpo e expressões faciais também podem transmitir sua mensagem de cuidado e apoio. Mantenha contato visual, ouça atentamente e evite distrações ao falar. Uma maneira importante de dar apoio é compartilhar algum silêncio sem precisar abafar com conversas.

Escolha suas palavras com cuidado. Certifique-se de reconhecer o quão difícil é essa experiência para a pessoa. Escolher cuidadosamente o que você diz pode ajudá-lo a mostrar seu apoio sem ser desconsiderado ou evitar o tema. Por exemplo, é melhor dizer: "Não sei o que dizer" do que parar de ligar ou visitar por medo.

Aqui estão algumas coisas que você pode dizer para ajudar a mostrar seu cuidado e apoio:

  • Sinto muito que isso tenha acontecido com você.

  • Se você quiser conversar, estou aqui para ouvir.

  • O que você está pensando em fazer, e como posso ajudar?

  • Eu me importo com você.

  • Estou pensando em você.

Aqui estão exemplos de frases que não são úteis:

  • Eu sei como você se sente.

  • Eu sei exatamente o que você deve fazer.

  • Conheço alguém que teve exatamente o mesmo diagnóstico.

  • Tenho certeza que você vai ficar bem.

  • Não se preocupe.

  • Quanto tempo você tem?

Pratique a escuta ativa. Essa é uma técnica que os profissionais usam para mostrar respeito. É uma maneira útil para você mostrar que está se conectando às palavras e sentimentos da pessoa. Para ser um ouvinte ativo, dê toda a sua atenção, evite pensar no que dizer a seguir, ou apressar a conversa e forçá-la a uma conclusão.

Tenha cuidado ao fazer perguntas. Expresse suas perguntas com cuidado e considere o número de perguntas que você faz em uma conversa. Pessoas com câncer são muitas vezes feitas muitas perguntas por seus amigos e familiares, e isso pode se tornar cansativo.

Certifique-se de que não há problema em dar conselhos. Antes de dar qualquer conselho, pergunte se está tudo bem e esteja preparado para parar se você não for encorajado a continuar. Se você se sentir solicitado a fazer uma sugestão, peça a permissão da pessoa para compartilhá-la antes de prosseguir. Conselhos não solicitados podem causar estresse desnecessário.

Seja honesto sobre seus sentimentos, mas não sobrecarrege. Comunique sentimentos que você pode estar experimentando — como medo, ansiedade, raiva ou descrença — em resposta ao diagnóstico de câncer da pessoa. Mas tente ser breve em suas explicações. Passar muito tempo expressando emoções difíceis que você está sentindo pode sobrecarregar e perturbar a pessoa com câncer. Se você se esforça para manter sua compostura, dê-se algum tempo longe para acalmar seus sentimentos antes de falar novamente. Você pode achar que o encontro com um conselheiro ajuda você a processar e gerenciar suas emoções.

Fale sobre outros tópicos além do câncer. Falar sobre tópicos usuais pode ajudar a fornecer um senso de equilíbrio. A intenção não é distrair seu amigo ou familiar, mas ajudá-lo a manter interesses e conexões habituais e dar uma pausa em conversas difíceis.

Encoraje a pessoa a permanecer envolvida. Ajude seu amigo ou familiar a decidir como se manter envolvido em suas atividades típicas e continuar velhas rotinas. Esses passos ajudam muitas pessoas com câncer a lidar durante um tempo que inclui muitas experiências desconhecidas. No entanto, a falta de tempo ou energia do câncer ou seu tratamento pode impedir que algumas pessoas tenham atividades e rotinas habituais.

Você pode ser capaz de ajudar seu amigo ou familiar a priorizar as atividades que eles querem fazer e delegar outras tarefas. Por exemplo, você pode sugerir que seu amigo ou familiar economize energia para assistir ao jogo de futebol de seu filho ou ao brincar na escola enquanto pede voluntários para ajudar com as tarefas domésticas.

Pergunte se o suporte prático seria útil. Ofereça exemplos específicos de maneiras que você pode ajudar durante o tratamento do câncer. Pergunte se essas sugestões soam úteis. As ideias incluem fazer recados, cuidar de animais de estimação, levar a pessoa a uma consulta ou pegar crianças na escola. Esta abordagem é melhor do que dizer, "Deixe-me saber se você precisa de alguma ajuda", porque algumas pessoas têm dificuldade em pedir ajuda. Se muitos amigos e familiares se voluntariarem para ajudar, você pode se oferecer para coordenar os esforços de todos. Algumas comunidades online fornecem ferramentas para ajudar a gerenciar o envolvimento de todos.









 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.cancer.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla