Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Diagnosticar > Estágios do Câncer

 

Estágios do Câncer

Aprovado pelo Conselho Editorial Cancer.Net, 02/2021

Encenar é uma maneira de descrever um câncer. O estágio do câncer diz onde um câncer está localizado e seu tamanho, até onde ele cresceu em tecidos próximos, e se ele se espalhou para linfonodos próximos ou outras partes do corpo. Antes de iniciar qualquer tratamento contra o câncer, os médicos podem usar exames físicos, exames de imagem e outros exames para determinar o estágio de um câncer. A encenação pode não ser concluída até que todos os testes estejam concluídos.

Por que o estágio do câncer importa?

A encenação ajuda seu médico a planejar o melhor tratamento. Isso pode incluir a escolha de um tipo de cirurgia e o uso ou não de quimioterapia ou radioterapia. Conhecer o estágio do câncer permite que toda a sua equipe de saúde fale sobre seu diagnóstico da mesma forma.

Os médicos também podem usar a encenação para:

  • Entenda a chance de que o câncer volte ou se espalhe após o tratamento original.

  • Ajude a prever o prognóstico, que é a chance de recuperação

  • Ajude a determinar quais testes clínicos de câncer podem estar abertos a você.

  • Veja como um tratamento funcionou bem

  • Compare como funcionam os novos tratamentos entre grandes grupos de pessoas com o mesmo diagnóstico

Quando é feito o estágio do câncer?

A encenação de um câncer pode ser feita em momentos diferentes no atendimento médico de uma pessoa. Aqui estão algumas informações sobre quando e como a encenação é feita. Você notará que essas descrições se referem à "categoria TNM". Isso se refere ao sistema TNM de encenação do câncer, o que é explicado com mais detalhes neste artigo.

Encenação clínica. O estadiamento clínico é encenado que é feito antes de qualquer tratamento começar. Seu médico usa informações de exames físicos, seu histórico médico, e qualquer raio-x, por imagem, exames ou testes diagnósticos que você fez. Eles também usarão os resultados de qualquer biópsia que tenha sido feita do câncer, linfonodos ou outros tecidos. A encenação clínica ajuda você e seu médico a planejar os passos iniciais do seu tratamento. O estágio clínico é indicado com um pequeno "c" antes da categoria TNM.

Encenação patológica. O estadiamento patológico baseia-se nas mesmas informações do estadiamento clínico, além de novas informações obtidas durante a cirurgia se a cirurgia foi o primeiro tratamento para o câncer. A encenação patológica é indicada com um pequeno "p" antes da categoria TNM.

Encenação pós-terapia. O estadiamento pós-terapia é usado em casos em que a cirurgia não é o primeiro tratamento, mas outros tratamentos são dados antes da cirurgia. Esses tratamentos podem incluir radioterapia ou tratamentos medicamentosos como quimioterapia, imunoterapia ou hormonioterapia. Esses tratamentos podem ser usados antes da cirurgia para encolher o tumor para facilitar a cirurgia. Também pode ajudar os médicos a aprender como os tratamentos funcionam para o câncer para planejar um tratamento adicional. O estadiamento pós-terapia é indicado com um "y" antes da categoria TNM.

Quando os médicos determinam o estágio do câncer usando o sistema TNM (veja abaixo), todo câncer deve ser encenado com estadiamento clínico. Após a cirurgia ou os tratamentos iniciais antes da cirurgia, também devem ser utilizados estadiamento patológico e pós-terapia. O estadiamento clínico é muito importante para ajudar a planejar o tratamento inicial, mas o estadiamento patológico ou o estágio pós-terapia dão mais informações. Isso pode ajudar sua equipe de saúde a entender seu prognóstico.

O que é o sistema de preparação TNM para câncer?

Os médicos usam o sistema de estadiamento TNM para a maioria dos tipos de câncer. O sistema TNM usa letras e números para descrever o tumor (T), linfonodos (N), se o câncer se espalhou ou metástases (M). Cada carta e número dizem algo sobre o câncer. As definições específicas para cada categoria são diferentes para cada tipo de câncer que é encenado usando este sistema. Saiba mais informações específicas sobre cada tipo de câncer.

Tumor (T): A letra T e o número depois descrevem o tumor respondendo a estas perguntas:

  • Qual é o tamanho do tumor primário?

  • Ele vai para outros tecidos ou órgãos na mesma área?

  • Onde está localizado?

A letra T é seguida por uma letra, número ou combinação de letras depois dela. Isso dá informações adicionais sobre o tumor. As diferentes letras e números que podem ver incluem:

  • TX significa que não há informações sobre o tumor ou ele não pode ser medido.

  • T0 significa que não há evidência de um tumor.

  • Tis refere-se a um tumor "in situ". Isso significa que o tumor só é encontrado nas células onde começou. Não se espalhou para nenhum tecido circundante.

  • T1-T4 descreve o tamanho e a localização do tumor, em uma escala de 1 a 4. Um tumor maior ou um tumor que se aprofundou no tecido próximo terá um número maior.

Para alguns tipos de câncer, o estágio T pode ser dividido em subcategorias para ainda mais detalhes. Isso é notado com uma letra minúscula, como um "a" ou "b", como "T2b". O que essas letras significam depende do tipo de câncer. Um "m" minúsculo também pode ser usado para mostrar que há vários tumores.

Nó (N): A letra N e o número depois descrevem se o câncer afetou os linfonodos. Os linfonodos são pequenos órgãos em forma de feijão que ajudam a combater a infecção. Eles são um local comum onde o câncer se espalha pela primeira vez. Esta parte do sistema de encenação responde a essas perguntas:

  • O tumor se espalhou para os linfonodos?

  • Se sim, quais linfonodos e quantos?

Linfonodos perto de onde o câncer começou são chamados linfonodos regionais. Linfonodos em outras partes do corpo são chamados de linfonodos distantes. A categoria N refere-se apenas a linfonodos próximos ao câncer (linfonodos regionais). Linfonodos distantes em outros lugares do corpo estão incluídos na categoria "M" (veja abaixo).

Após a letra N, haverá um número de 0 (zero) a 3. N0 significa que não há linfonodos com câncer. Na maioria das vezes, quanto mais linfonodos com câncer, maior o número. Mas para alguns tumores, a localização dos linfonodos com câncer pode determinar a categoria "N".

Metástase (M): A letra M e o número depois descreve se o câncer se espalhou. Ele responde a essas perguntas:

  • O câncer se espalhou para outras partes do corpo?

  • Se sim, onde e quanto?

Se o câncer não se espalhou, o estágio é M0. Se o câncer se espalhou para outras partes do corpo, é o estágio M1.

Que outros fatores são usados na encenação do câncer?

Para alguns tipos de câncer, outros fatores além das categorias TNM podem ser incluídos no estágio do câncer. Eles podem incluir:

Grau. A nota descreve o quanto as células cancerígenas se parecem com células saudáveis. Um patologista vai olhar para as células cancerígenas sob um microscópio. Um patologista é um médico especializado em avaliar células, tecidos e órgãos para diagnosticar doenças. Eles vão comparar o tecido do câncer com tecido saudável. Tecido saudável geralmente contém muitos tipos de grupos de células juntos.

Se o câncer parece tecido saudável e tem diferentes agrupamentos celulares, é chamado de tumor diferenciado ou de baixo grau. Se o câncer parece muito diferente do tecido saudável, é chamado de um tumor mal diferenciado ou de alto grau. A nota do câncer pode ajudar a prever a rapidez com que o câncer se espalhará.

O grau de câncer é registrado pelo patologista usando a letra "G" com um número de 1 a 3 para a maioria dos cânceres e de 1 a 4 em alguns. Em geral, quanto menor a nota do tumor, melhor o prognóstico. Diferentes tipos de câncer têm métodos diferentes para atribuir uma nota de câncer.

Biomarcadores. Biomarcadores, também chamados marcadores tumorais, são substâncias encontradas em níveis acima do normal no próprio câncer, ou no sangue, urina ou tecidos de algumas pessoas com câncer. Biomarcadores podem ajudar a descobrir a probabilidade de alguns tipos de câncer se espalharem. Eles também podem ajudar os médicos a escolher o melhor tratamento. Para alguns cânceres, certos marcadores tumorais podem ser mais úteis para o estadiamento do que o planejamento do tratamento. Saiba mais sobre testes para biomarcadores.

Genética do tumor. Pesquisadores encontraram maneiras de descobrir os genes envolvidos em muitos tipos de câncer. Esses genes podem ajudar a prever se um câncer se espalhará ou quais tratamentos funcionarão melhor. Essas informações podem ajudar os médicos a direcionar o tratamento para o câncer de cada pessoa. Saiba mais sobre terapias personalizadas e direcionadas.

O que é o agrupamento do estágio do câncer?

As informações coletadas para determinar o estágio TNM são usadas para dar um estágio de câncer específico para você. A maioria dos tipos de câncer tem quatro estágios: estágio I (1) a IV (4). Alguns cânceres também têm um estágio 0 (zero). Aqui está uma descrição geral dos agrupamentos do estágio do câncer. (Consulte o guia de um tipo específico de câncer para obter detalhes sobre seu sistema de estadiamento detalhado.)

  • Estágio 0. Esta fase descreve o câncer in situ. In situ significa "no lugar". Os cânceres estágio 0 ainda estão localizados no local em que começaram. Eles não se espalharam para tecidos próximos. Esta fase do câncer é muitas vezes curável. A cirurgia geralmente pode remover todo o tumor.

  • Estágio I. Esta fase é geralmente um câncer que não cresceu profundamente em tecidos próximos. Também não se espalhou para os linfonodos ou outras partes do corpo. É frequentemente chamado de câncer em estágio inicial.

  • Etapa II e Etapa III. Em geral, esses dois estágios são cânceres que cresceram mais profundamente no tecido próximo. Eles também podem ter se espalhado para linfonodos, mas não para outras partes do corpo.

  • Estágio IV. Esta fase significa que o câncer se espalhou para outros órgãos ou partes do corpo. Também pode ser chamado de câncer avançado ou metastático.

O que é repouso do câncer?

O estágio de um câncer dado no momento do diagnóstico e dos tratamentos iniciais não muda. Isso é para que os médicos possam entender o progresso médico de uma pessoa, ajudar a entender o prognóstico e aprender como o tratamento afeta muitas pessoas.

No entanto, se o câncer voltar ou se espalhar, a repouso pode ser feita. Isso é descrito com um pequeno "r". Por exemplo, rN1 está descansando dos linfonodos. Normalmente, alguns dos mesmos exames que foram feitos quando o câncer foi diagnosticado pela primeira vez serão feitos novamente. Depois disso, o médico pode atribuir ao câncer um reencenar ou "r estágio".

Que outros sistemas de encenação existem?

O estadiamento de TNM é usado principalmente para descrever cânceres que formam tumores sólidos, como câncer de mama, cólon e pulmão. Os médicos usam outros sistemas de preparação para classificar outros tipos de câncer, tais como:

  • Tumores do sistema nervoso central (tumores cerebrais). Tumores cerebrais cancerígenos normalmente não se espalham fora do cérebro e da medula espinhal. Portanto, aplica-se apenas a descrição "T" do sistema TNM. Não existe um único sistema de estadiamento para tumores do sistema nervoso central. Saiba mais sobre o estadiamento de tumores cerebrais e fatores prognósticos.

  • Câncer infantil. O sistema TNM não inclui cânceres infantis. Os médicos encenam a maioria dos cânceres infantis usando sistemas específicos para esse câncer.

  • Câncer de sangue. O sistema TNM não descreve cânceres sanguíneos, como leucemia, linfoma ou mieloma múltiplo. Isso porque eles geralmente não formam tumores sólidos. Cada câncer de sangue tem seu próprio sistema de encenação.

Perguntas para fazer à equipe de saúde

  • Que exames vou precisar para determinar o estágio do meu câncer?

  • Qual é o estágio do câncer que eu tenho? O que isso significa?

  • Como você determinou o estágio do câncer?

  • Qual é a nota do câncer?

  • O tumor tem alguma mutação genética?

  • Biomarcadores são usados para determinar o estágio do meu câncer ou na definição do meu tratamento? Se sim, o que são esses biomarcadores, quais são os resultados, e o que isso significa?

  • O que significa o teste de estágio, nota e biomarcadores para o meu plano de tratamento ou meu prognóstico?





 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.cancer.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla