Powered By Blogger

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Como falar com seu pré-escolar sobre câncer

 

19 de abril de 2018
  Brittany Sullivan

Brittany Sullivan é uma sobrevivente de sarcoma de 6 partes suaves que defende a pesquisa do câncer. Ela escreve sobre sua experiência contínua com câncer em seu blog, The Sullivan Story. Ouça Brittany e John Sullivan compartilharem sua história em um podcast do Conquer Cancer.

Tive câncer 6 vezes ao longo da minha vida. Primeiro, quando criança, até o presente, como mãe de 29 anos. Os momentos mais difíceis foram os momentos em que eu estava pensando em como contar ao meu quase 3 anos o que estaria acontecendo. Se um diagnóstico de câncer e tratamento fosse esmagador para mim como adulto, como no mundo essa preciosa garotinha o aceitaria?

O pensamento me manteve acordado à noite: O que eu diria? Ela só tem 3 anos. Devo contar a ela? Quanto ela entenderia?

Eu não confiava em mim mesmo para ser capaz de olhar nos olhos da minha princesa e dizer a ela sem perdê-la completamente. Decidi ler um livro para ela, mas não consegui encontrar recursos para crianças em idade pré-escolar. Então eu escrevi uma explicação em minhas próprias palavras usando algumas das línguas que estavam nos livros voltados para crianças mais velhas. Adicionei alguns rabiscos às palavras e coloquei as páginas em um álbum de recortes — voila! Seu próprio livro sobre câncer.

Passar tempo escrevendo as palavras e desenhando as fotos me ajudou a aceitar meu difícil diagnóstico. E este livrinho de câncer deu à minha filha uma maneira de entender meu câncer. Ele me preparou para o momento mais difícil da minha jornada contra o câncer. compartilhar no twitter 

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a conversar com uma criança sobre o seu câncer:

1. Espere até que você esteja emocionalmente pronto e tenha recebido um plano de tratamento concreto.

Leva tempo para se acostumar com o fato de que você tem câncer. Dias, talvez semanas, podem passar antes que você seja capaz de aceitar um diagnóstico. Isso é totalmente normal. Espere até que você tenha tido tempo para processar suas emoções e também saber o seu plano de tratamento para que você possa falar com seu filho sobre o que esperar.

2. Prepare-se para a conversa.

Planeje o que vai dizer quando falar com seu filho sobre câncer. Prepare um roteiro ou escreva pontos de discussão. Use linguagem simples para que seu filho possa facilmente entender o que está ouvindo. Inclua palavras que ele ou ela ouvirá como "câncer", "quimioterapia", "tratamento" e "radiação". Descreva essas palavras de forma simples e verdadeira. Falem sobre emoções que ambos podem sentir. Pratique seu roteiro e fique confortável com as palavras antes de se sentar com seu filho.

Ao descrever o câncer para minha filha, eu disse que meu corpo estava faltando uma peça de quebra-cabeça (resposta imune) e que o câncer estava fazendo uma bagunça em seu lugar (tumores e doenças). Eu disse a ela que o câncer era um apelido para a doença que eu estava sentindo e que o tratamento era o remédio que eu pegaria no hospital para curar meu câncer.

3. Venha para a conversa com o visual.

Crianças pequenas adoram visuais e livros de imagens, então considere desenhar uma imagem para ilustrar seus pontos de discussão. Por exemplo, você pode desenhar um quarto de hospital, você mesmo sem cabelo, uma cicatriz de cirurgia em seu corpo, ou pessoas que estarão ajudando com o cuidado da criança. Você também pode criar um gráfico de sentimentos para ajudar seu filho a expressar suas emoções. Um gráfico de sentimentos usa imagens para mostrar emoções, e a criança pode apontar para a imagem que melhor mostra como ele ou ela se sente.

4. Seja esperançoso e otimista.

Seu filho vai aceitar pistas de você, então mostre que você está esperançoso. Dê a ele ou a ela um papel ou um trabalho para fazer enquanto você se recupera. As crianças não têm medo de palavras como "câncer" ou "estágio IV". Eles nunca os ouviram antes! Nossos filhos são surpreendentemente fortes e resistentes. Deixe-os continuar sendo crianças. Encontre força e esperança juntos. Rezem juntos e sejam otimistas. Nunca, nunca desista.








 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.cancer.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla