Powered By Blogger

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Recomendações de Prevenção do Câncer: Para a prevenção do Câncer, não é apenas o que, mas o quando

 

Exibição gráfica de estágios da vida desde a infância até a velhice

Isobel Bandurek

Quando pensamos em influenciar nossa saúde, tendemos a pensar sobre o que estamos fazendo hoje, ou o que podemos fazer amanhã. Mas poucos de nós pensam em nutrição na primeira infância como tendo uma grande influência em nossa saúde como adultos.

Nossa ex-gerente de Interpretação de Pesquisa, Isobel Bandurek, discute cinco coisas para saber sobre nutrição precoce e risco de câncer na vida posterior.

1. O quão alto você é está relacionado com o seu risco de câncer

Sim, você leu certo!

Quão alto você é como adulto pode parecer uma medida inerte e inconsequente: imutável. Embora seja verdade que o adulto atingiu a altura não é algo que os indivíduos podem fazer muito, para chegar à altura alcançada pelo adulto, seu corpo terá passado por um processo de crescimento. Esse processo é afetado por uma série de fatores – incluindo genética, epigenética, taxa de crescimento infantil e adolescente e idade na puberdade – e muitos deles são sensíveis a fatores nutricionais. Os eixos hormonais e metabólicos que influenciam a altura alcançada pelos adultos também influenciam muitas vias relacionadas ao desenvolvimento do câncer.

Este link é visto em nosso Projeto de Atualização Contínua (CUP), onde encontramos fortes evidências de que maior altura alcançada por adultos está associada ao aumento do risco de sete cânceres, incluindo colorretal e mama. Os resultados das análises mostram um aumento no risco variando de cinco a 12% por aumento de altura de cinco centímetros, dependendo do local do câncer.

Assim, em última análise, a altura alcançada por adultos é um marcador imperfeito, mas facilmente mensurável dos processos fisiológicos internos que estão ligados ao desenvolvimento do câncer.

2. ... e é o mesmo para o peso ao nascer

Há também fortes evidências da COPA de que maior peso ao nascer aumenta o risco de câncer de mama pré-menopausa – e os achados para o peso ao nascer estão conceitualmente entrelaçados com os achados para a altura alcançada pelo adulto: o peso ao nascer é um marcador dos processos fisiológicos subjacentes. Os mecanismos propostos que ligam maior peso ao nascer e aumento do risco de câncer de mama pré-menopausa incluem programação de longo prazo de sistemas hormonais, maiores níveis de estrogênio materno circulante e atividade de IGF-1.

3. Os primeiros 1.000 dias são realmente importantes

Os achados para adultos atingidos em altura e peso ao nascer ressaltam a importância dos primeiros 1.000 dias – desde a gravidez de uma mulher até o segundo aniversário de uma criança. Durante esta janela crítica, fundações da saúde futura são estabelecidas. Esse conceito foi proposto pela primeira vez por Barker em 1995 e agora é mais conhecido como as origens do desenvolvimento da saúde e da hipótese da doença.

A nutrição desempenha um papel particularmente crucial nestes primeiros 1.000 dias. Fornecer a nutrição certa – os nutrientes certos, nas quantidades certas, na hora certa – para todos os bebês é um grande desafio. No entanto, parte da solução precisa envolver promover, proteger e apoiar as mães para amamentar.

4. ... e apoiar as mães a amamentar é crucial

Uma de nossas recomendações de prevenção ao câncer é que as mães amamentam seus bebês, se puderem, reconhecendo que a amamentação não é possível para todas as mães, por uma variedade de razões.

Há fortes evidências da COPA de que o aleitamento materno protege contra o câncer de mama na mãe e promove o crescimento saudável do bebê. Isso se alinha à Estratégia Global para Alimentação Infantil e Infantil da Organização Mundial da Saúde, que recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente durante os primeiros seis meses de vida, depois por até dois anos (ou mais) ao lado de outros alimentos e bebidas adequados.

Na maioria dos países, apenas uma minoria de mães amamenta exclusivamente seus bebês até quatro meses, e um número ainda menor até seis meses. Um pacote abrangente de políticas é necessário para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, incluindo tornar todos os hospitais favoráveis ao aleitamento materno, fornecer aconselhamento em ambientes de saúde, implementar a proteção da maternidade no local de trabalho e regular a comercialização de substitutos de leite materno.

5. Ainda precisamos trabalhar as porcas e parafusos do que está acontecendo em toda a vida

A nutrição é fundamental para determinar padrões de crescimento a partir da concepção em diante. No entanto, a forma precisa como a nutrição influencia o crescimento e o desenvolvimento, e sua relação com o risco posterior de câncer, permanecem a ser determinadas. É por isso que o Painel de Especialistas da CUP identificou "melhor compreensão do impacto da dieta, nutrição e atividade física ao longo da vida sobre o risco de câncer" como uma de suas seis futuras direções de pesquisa para a comunidade de pesquisa.

Identificamos agora quatro áreas-chave de foco de pesquisa para os próximos quatro anos, como parte das metas futuras de pesquisa da CUP.



 

O blog foi atualizado em 2 de dezembro de 2021 para adicionar as últimas informações sobre a COPA









 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.wcrf.org/

https://uicc.org


UICC | Liderando a luta global contra o câncer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla