Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Diabetes e Saúde do Homem

 


 por | nov 25, 2022 | Blog

 

 

Se você se pergunta qual é a relação entre diabetes e saúde do homem, vem com a gente, hoje vamos te informar quais devem ser os principais pontos de atenção.

É comum observar homens que não buscam cuidar de sua saúde, sendo frequente o diagnóstico tardio de diversas condições crônicas. Por isso, na última década houve um aumento de mais de 50% de pessoas do sexo masculino com diabetes.

É importante alertar os homens sobre a importância de agendar suas consultas periódicas para investigação de situações de saúde, de acordo com o risco individual de cada um.

Alguns homens, por exemplo, descobrem o diabetes por meio de complicações, como: dificuldade de cicatrização, alterações nos pés, amputações, problemas renais, problemas oculares, infecções fúngicas, problemas relacionados à saúde bucal, impotência sexual, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Infelizmente, essas complicações são potencializadas por uma vida sedentária, uma má alimentação e o uso excessivo de álcool e tabaco.

 

Cuidados que os homens devem ter com a saúde

Os homens que já convivem com o diabetes devem conhecer os sinais de alterações corporais a fim de procurarem atendimento médico e odontológico o mais breve possível, quando identificarem qualquer sintoma. O quadro não acompanhado aumenta o risco das complicações citadas, devido ao aumento do açúcar no organismo e seu acúmulo nos vasos sanguíneos.

A disfunção erétil, por exemplo, condição que mais preocupa os homens com diabetes, causada pela neuropatia e por uma glicemia não muito bem acompanhada, é considerada como a incapacidade consistente e recorrente de adquirir ou sustentar uma ereção de rigidez e duração suficiente para ter relações sexuais devido a vascularização ineficaz. Outros fatores associados, que podem prejudicar essa situação são a obesidade, a hipertensão, o tabagismo e outras condições cardiovasculares.

Em novembro, o Ministério da Saúde (MS) chama atenção para a importância dos homens cuidarem de si. Mudar os hábitos de vida e realizar avaliação da sua saúde é indispensável para garantir sua qualidade de vida e evitar complicações.

 

Queixas que podem ser identificadas no atendimento do homem com diabetes

Durante o atendimento é oportuno relatar todas as queixas apresentadas, bem como informar sobre a adesão ao tratamento medicamentoso e de hábitos de vida (alimentação, atividade física regular e uso de álcool e tabaco). Caso tenha sido internado por alguma complicação é importante informar ao seu médico.

Os sintomas que o homem com diabetes deve observar e informar no atendimento são:

  • Aumento de frequência urinária;
  • Sede excessiva;
  • Fome excessiva;
  • Emagrecimento;
  • Taquicardia;
  • Tremores;
  • Palpitações;
  • Irritabilidade;
  • Convulsões;
  • Confusão mental;
  • Cãibras;
  • Dores;
  • Formigamento;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Tontura;
  • Vertigem;
  • Dificuldade de enxergar;
  • Disfunção erétil.

Se você é homem e convive com o diabetes ou conhece algum homem, com ou sem essa condição, incentive-o a ter uma vida mais saudável e a realizar exames periódicos para garantir que não haja prejuízos em sua saúde a longo prazo. Outra meta é manter uma alimentação balanceada e a prática de atividade física regular, a fim de evitar a obesidade, pois sabe-se que os homens possuem maiores índices de internações e complicações de condições crônicas, comparado às mulheres, pois possuem um estilo de vida menos saudável e desenvolvem menos o autocuidado.

 

Referências Bibliográficas

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes 2022. [citado em 12 Nov 2022]. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/

Sun, H., Saeedi et. al. IDF Diabetes Atlas: Global, regional and country-level diabetes prevalence estimates for 2021 and projections for 2045. Diabetes research and clinical practice, 183, 109119, 2022. [citado em 12 Nov 2022]. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168822721004782

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Summary of Revisions: Standards of Medical Care in Diabetes. Diabetes Care Volume 44, Supplement 1, January 2021. [citado em 13 Nov 2022]. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.2337/dc21-Srev.

Rossaneis MA, Haddad MCFL, Mathias TAF, Marcon SS. Differences in foot self-care and lifestyle between men and women with diabetes mellitus. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2016;24:e2761. [citado em 13 Nov 2022]; Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/gSXvPfqmgyNfhNjdpWMQGgm/?lang=pt&format=pdf

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.


Costabile RA. Optimizing treatment for diabetes mellitus induced erectile dysfunction. J Urol. 2003; 170(2 Pt 2):S35-8. [citado em 13 Nov 2022]; Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12853771/

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://gliconline.net/BLOG

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla