Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Mesa de Natal: sua decoração vai lembrar um banquete

 Inclua todos os familiares na festa, mesmo os ausentes.

As festas de fim de ano chegando e a pandemia segue atrapalhando as tradições e os planos de grandes reuniões. Mesmo com eventos menores, como trazer o clima natalino para a comemoração? “A decoração tem que ter significado, independentemente da quantidade de convidados”, afirma a decoradora de eventos Cris Ruiz. “Para decorar uma mesa para duas, quatro ou 10 pessoas, tem que colocar a mesma intenção, o mesmo carinho e a mesma dedicação. A data é especial. Nada vai tirar o brilho do que é o Natal. Quem constrói o banquete somos nós”, completa.

 

Sem gastar com artigos novos, a profissional sugere um olhar mais aprofundado pela casa, em busca de objetos que podem ser ressignificados. “Para quem não tem dom para habilidades manuais ou não tem tempo de criar coisas novas, a ideia do ressignificar é simplesmente colocar algo que você já tem em outro lugar. Aproveite para usar o que já possui em casa”, explica.

Confira as dicas de Cris Ruiz:

 

1. Entenda o que o Natal significa para você
O primeiro passo da decoração é entender a importância dessa data para cada um. O que o Natal significa para você? O que você quer expressar no seu Natal para sua família e para os seus convidados?

2. Personalize
Decore a mesa com objetos que te representem. “Organizando eventos para os meus clientes, eu observo do que eles gostam, qual é o seu estilo e pergunto se há algo na casa deles que gostariam de usar na decoração”, comenta Cris Ruiz.

Publicidade

3. Faça a família presente
Para proteger a saúde dos entes queridos, nem todo mundo estará junto nas comemorações de fim de ano. Isso não quer dizer que eles não estarão à mesa. “Represente a sua família. Sirva em louças que ganhou dos seus pais e decore com as flores preferidas da sua avó, independentemente de serem ou não itens natalinos”, diz a decoradora.

Outra dica legal é levar para a mesa um porta-retrato com uma foto da família. Se quiser dar uma função diferente para ele, deite-o para usá-lo como bandeja.

Publicidade

4. Coloque a guirlanda no centro da mesa
Ressignifique aquele antigo enfeite de porta, levando-o para a mesa e colocando um vaso ou uma garrafa no centro e velas bonitas ao redor. Em vez da guirlanda, monte seu centro de mesa com festões e utilize-os para decorar em volta dos pratos e copos.

Publicidade

5. Transforme enfeites em marcadores de taça
Aproveite os itens que não foram pendurados na árvore e coloque o barbante em volta da haste para decorar – e identificar – os cálices. Os enfeites também podem ser usados no pescoço das garrafas de vinho e espumante.

6. Monte vasos com bolinhas de Natal
Em um vaso transparente, misture as esferas que sobraram, combinando cores e tamanhos diferentes com pinhas, criando um lindo centro de mesa. Esse item de decoração também pode ser feito misturando pinhas e rolhas.

Publicidade

7. Utilize rolhas para deixar mensagens
Aproveite as rolhas das garrafas para marcar os assentos ou deixar bilhetinhos para a família e amigos. Crie uma base para que a rolha possa se apoiar na mesa. Depois, faça um corte na vertical no lado oposto à base, em direção ao centro da rolha, para encaixar a mensagem. “Deixe um bilhetinho no prato de cada pessoa. Aproveite que o evento vai ser menor e mostre esse carinho”, dá a dica.

8. Use laços como porta-guardanapos
Outros enfeites que podem ir para a mesa são as correntinhas e os laços da árvore de Natal.

Publicidade

Recorte um pedaço da corrente e enrole no guardanapo ou amarre o centro com um laço.

Publicidade

9. Misture louças diferentes
Escolha pelo menos dois jogos de pratos diversos, um branco e um colorido, e intercale na mesa.

10. Inove sua toalha de mesa natalina
“Em vez de usar aquela toalha de sempre, que só sai do armário no fim do ano, pegue uma toalha retangular lisa e dobre em quatro partes, de modo que ela possa ser posicionada como um caminho de mesa”, explica a decoradora.

Publicidade

“Outra dica é brincar com os formatos usando uma toalha redonda ou quadrada em uma mesa retangular”, completa.

11. Invista na mesa das crianças
Na hora de montar a mesa infantil, a primeira coisa é entender a idade de seus ocupantes. “Uma criança de dois anos não tem a mesma consciência que a de 10 e isso influencia na escolha dos materiais dos copos, pratos e talheres que serão usados”, alerta Cris Ruiz.

Publicidade

Uma sugestão da decoradora para tornar a mesa lúdica para os pequenos é dar um subtítulo para o Natal e usá-lo na decoração. “Pode ser o ‘Piquenique do Papai Noel’, ‘Papai Noel na Praia de Copacabana’ ou ‘Papai Noel vai à Fórmula 1’. A ideia é que elas participem da organização do Natal, desenhando os temas nos próprios jogos americanos feitos de papel ofício ou fazendo máscaras do Papai Noel”, diz.

“Traga para a mesa das crianças aquilo de que seus filhos gostam. Não é um evento só para tirar foto. Tem que ser interativo, senão a festa se torna só um esperar pela hora de abrir os presentes”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla