Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Por que comer tarde da noite leva ao ganho de peso, diabetes

 Os benefícios para a saúde vêm da alimentação durante o dia, demonstrando uma potencial ligação à liberação de energia

 

 

 

 

 Cientistas da Northwestern Medicine descobriram o mecanismo por trás do motivo pelo qual comer tarde da noite está ligado ao ganho de peso e ao diabetes.

A conexão entre o tempo de alimentação, o sono e a obesidade é bem conhecida, mas mal compreendida, com pesquisas mostrando que a supernutrição pode interromper os ritmos circadianos e alterar o tecido adiposo.

Novas pesquisas da Northwestern mostraram pela primeira vez que a liberação de energia pode ser o mecanismo molecular através do qual nossos relógios internos controlam o equilíbrio de energia. A partir desse entendimento, os cientistas também descobriram que o dia é o momento ideal no ambiente de luz da rotação da Terra, quando é mais ideal para dissipar energia na forma de calor. Esses achados têm amplas implicações, desde a dieta até a perda de sono e a maneira como alimentamos os pacientes que precisam de assistência nutricional a longo prazo.

O artigo, “A alimentação com restrição de tempo mitiga a obesidade através da termogênese dos adipócitos”, será publicado online hoje e impresso amanhã (21 de outubro) na revista Science.

“É bem conhecido, embora mal compreendido, que insultos ao relógio biológico serão insultos ao metabolismo”, disse o autor correspondente do estudo, Dr. Joseph T. Bass , professor de medicina Charles F. Kettering da Northwestern University Feinberg School of Medicina Ele também é endocrinologista da Northwestern Medicine.

“Quando os animais consomem dietas de cafeteria ao estilo ocidental – ricas em gordura, ricas em carboidratos – o relógio fica embaralhado”, disse Bass. “O relógio é sensível ao tempo que as pessoas comem, especialmente no tecido adiposo, e essa sensibilidade é eliminada por dietas ricas em gordura. Ainda não entendemos por que isso acontece, mas o que sabemos é que, à medida que os animais se tornam obesos, eles começam a comer mais quando deveriam estar dormindo. Esta pesquisa mostra por que isso importa.”

Bass também é diretor do Centro de Diabetes e Metabolismo e chefe de endocrinologia do departamento de medicina de Feinberg. Chelsea Hepler , pós-doutoranda no Bass Lab, foi a primeira autora e fez muitos dos experimentos de bioquímica e genética que fundamentaram a hipótese da equipe. Rana Gupta , agora na Duke University, também foi uma colaboradora importante.

Embaralhando o relógio interno

No estudo, os camundongos noturnos foram alimentados com uma dieta rica em gordura exclusivamente durante o período inativo (claro) ou durante o período ativo (escuro). Dentro de uma semana, os camundongos alimentados durante as horas de luz ganharam mais peso em comparação com os alimentados no escuro. A equipe também definiu a temperatura para 30 graus, onde os camundongos gastam menos energia, para mitigar os efeitos da temperatura em suas descobertas.

“Pensamos que talvez haja um componente de equilíbrio energético em que os ratos estão gastando mais energia comendo em momentos específicos”, disse Hepler. “É por isso que eles podem comer a mesma quantidade de comida em diferentes momentos do dia e ser mais saudáveis ​​quando comem durante os períodos ativos versus quando deveriam estar dormindo.”

O aumento do gasto energético levou a equipe a investigar o metabolismo do tecido adiposo para verificar se o mesmo efeito ocorria dentro do órgão endócrino. Eles descobriram que sim, e camundongos com termogênese geneticamente aprimorada – ou liberação de calor através das células de gordura – impediram o ganho de peso e melhoraram a saúde.

Hepler também identificou o fútil ciclo de creatina, no qual a creatina (uma molécula que ajuda a manter a energia) sofre armazenamento e liberação de energia química, dentro dos tecidos adiposos, o que implica que a creatina pode ser o mecanismo subjacente à liberação de calor.

Descobertas podem informar cuidados crônicos

A ciência é sustentada por pesquisas feitas por Bass e colegas da Northwestern há mais de 20 anos, que encontraram uma relação entre o relógio molecular interno e o peso corporal, obesidade e metabolismo em animais.

O desafio para o laboratório de Bass, que se concentra no uso de abordagens genéticas para estudar a fisiologia, tem sido descobrir o que tudo isso significa e encontrar os mecanismos de controle que produzem a relação. Este estudo os aproxima um pouco mais.

As descobertas podem informar os cuidados crônicos, disse Bass, especialmente nos casos em que os pacientes têm tubos de alimentação gástrica. Os pacientes geralmente são alimentados à noite enquanto dormem, quando estão liberando a menor quantidade de energia. As taxas de diabetes e obesidade tendem a ser altas para esses pacientes, e Bass acha que isso pode explicar o porquê. Ele também se pergunta como a pesquisa pode afetar o tratamento do Diabetes Tipo II. Os horários das refeições devem ser considerados quando a insulina é administrada, por exemplo?

Hepler continuará a pesquisar o metabolismo da creatina. “Precisamos descobrir como, mecanicamente, o relógio circadiano controla o metabolismo da creatina para que possamos descobrir como aumentá-lo”, disse ela. “Os relógios estão fazendo muito pela saúde metabólica no nível do tecido adiposo, e ainda não sabemos o quanto.”

 

https://news.northwestern.edu/

 

 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.tiabeth.com.br/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla