Powered By Blogger

domingo, 11 de dezembro de 2022

COMO DAR DE COMER A UMA PESSOA DEPENDENTE

 


·       O ambiente deve estar iluminado, e sem ruído nem fontes de distrações.

·       O(a) cuidador(a) deve começar por preparar a divisão onde vai ser servida a refeição. Não devem ser feitas mudanças bruscas no espaço e devem ser evitadas todas as possíveis fontes de distração, como por exemplo ter a televisão ligada ou manter à vista objetos que possam provocar desatenção.

·       Só depois de estar tudo preparado para a refeição, é que o familiar dependente deve ser avisado que é hora de comer.

·       O cuidador deve nesse momento assegurar-se que o seu familiar está limpo e confortável, e caso seja necessário deve realizar a higiene necessária.

·       Se a condição física assim o permitir, o familiar deve ficar sentado numa cadeira. Posteriormente deve ser feita a higiene bucal e das mãos (com a ajuda de toalhetes apropriados).  Uma higiene bucal correta antes das refeições é fundamental em pessoas que sofrem de dificuldade de deglutição para se evitarem infeções das vias aéreas.

·       Coloque um guardanapo à volta do pescoço.

·       Se a pessoa estiver encamada, sempre que for possível sirva a refeição numa outra divisão da casa, seja ela a cozinha ou a sala.

·       Caso a pessoa tenha que se manter na cama, deve ficar sentada com um angulo de 90 graus, e deve ser colocada uma almofada nas costas para ajudar a manter a posição adequada e evitar que se mova.

·       Para se evitarem quedas ou acidentes, o familiar nunca deve ficar sentado na berma da cama.  

·       É fundamental que tenha uma boa postura para evitar o risco de sufoco e facilitar o engolir da comida. O cuidador deve sentar-se à altura do familiar, e suficientemente perto para que o veja e oiça bem.

·       Caso a pessoa sofra de hemiplegia, o cuidador deve colocar-se no lado afetado ou “não funcional”. O cuidador deve sentar-se sempre do seu lado dominante. Se por exemplo for destro, deve sentar-se à direita do seu familiar. Dessa maneira consegue-se imitar a própria mão do familiar para que a ação de comer seja o mais natural possível.

·       Chame a atenção para que o familiar se fixe em si. Verifique se a comida não está demasiado quente e se é fácil de engolir.

·       A ingestão da comida deve ser alternada com pequenos tragos de água. Verifique se o familiar engoliu o alimento antes de prosseguir com o próximo bocado.

·       Limpe a boca e as mãos sempre que for necessário.

·       No final da refeição sirva mais um pouco de água.

·       Em caso de dificuldade em engolir não se devem utilizar seringas para dar de comer. No seu lugar, utilize sempre uma colher pequena para facilitar a oclusão da boca e permitir que a pessoa possa engolir com mais facilidade.

·       Depois da refeição faça a higiene necessária e deixe a pessoa incorporada no mínimo durante 30 minutos para facilitar a digestão. Pretende-se evitar que a comida passe para o trato respiratório e possa sufocar ou causar uma infeção pulmonar. Se a pessoa vai para a cama imediatamente após comer, pode acontecer o refluxo (movimento para trás da comida em direção à boca).

·       Se o familiar for dormir a cabeceira da cama deve ser levantada pelo menos a 45 graus.



Fontes:

Pacientes y Cuidadores

Universidad Internacional de la Rioja

Alzheimers Association







obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.cuidador.pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla