Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

CUIDADO NUTRICIONAL PODE MINIMIZAR PROGRESSÃO DE ALZHEIMER

 

Uma dieta planejada pode prevenir deficiências nutricionais e reduzir a perda de peso devido ao esquecimento das refeições

 05/08/2022



A Doença de Alzheimer faz parte do grupo de doenças neurológicas que mais atinge a população idosa, com maior prevalência em mulheres. Trata-se de uma doença progressiva, insidiosa, neurodegenerativa irreversível, que acomete principalmente maiores de 65 anos.

Sabe-se que o déficit cognitivo da Doença de Alzheimer tem como base a deficiência do neurotransmissor Acetilcolina, que interfere nas funções cognitivas, assim trazendo a deterioração mental da pessoa acometida pela doença.


O diagnóstico é difícil, pois é fácil confundir com outros distúrbios neurológicos. Não há cura, porém existem estratégias para minimizar o avanço da doença através de instruções ao paciente e aos familiares e cuidadores.

Os sinais e sintomas são: perda de memória, esquecimentos, confusões, dificuldades de comunicação e irritabilidade. Surgem descuidos com a aparência e a rotina torna-se complicada de ser mantida. Além disso, a alimentação também fica prejudicada, sendo um aspecto que merece atenção.


Cuidado nutricional para com a pessoa com Alzheimer

O cuidado nutricional para com a pessoa com Alzheimer tem como objetivo reduzir a perda de peso ou o ganho excessivo devido ao esquecimento das refeições, prevenir deficiências nutricionais e minimizar a progressão da doença.

Dessa forma, seguem, abaixo, algumas sugestões para uma dieta adequada para pessoas com Alzheimer:

  • Bem fracionada, adequada em vitaminas e oligoelementos*, branda (alimentos mais bem cozidos), alta densidade calórica, rica em fibras e principalmente apetitosa;
  • Diversificada;
  • Fracionada em vários horários ao longo do dia;
  • Com alimentos bem temperados, pois favorecem a sua aceitação;
  • Assistida, acompanhando a pessoa com Alzheimer durante a refeição e auxiliando-o, por exemplo, nas dificuldades de mastigação;
  • Realizada em ambiente calmo para as refeições, sem distrações à mesa;
  • Preparada com poucos utensílios, adequados à pessoa;
  • Minimizar o uso de panelas de alumínio nas preparações (estudos sugerem que o alumínio possa ter alguma associação com o desenvolvimento da doença).

É importante ressaltar que uma orientação completa deve ser feita pelo nutricionista que irá orientar a pessoa com Alzheimer conforme o estágio da doença. Familiares ou cuidadores devem se revezar para auxiliá-los, de forma que estejam sempre descansados e com paciência.

*Oligoelemento: (do dicionário Aulete) qualquer um dos elementos químicos que existem em baixas concentrações nos organismos vivos e são indispensáveis para a manutenção da saúde (por exemplo: certos minerais, como o ferro e o potássio)
Foto: Family photo created by freepik – www.freepik.com


Ana Beatriz Borges Pereira







 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://portalterceiraidade.org.br/2022/08/05/cuidado-nutricional-pode-minimizar-progressao-de-alzheimer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla