Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Câncer de tireoide não é motivo para pânico

Na frente do espelho, levante o queixo e apalpe a região da tireoide, no pescoço
Na frente do espelho, levante o queixo e apalpe a região da tireoide, no pescoço
Os casos da doença aumentaram bastante nos últimos anos, mas com 95% de chances de cura
Os casos de câncer de tireoide têm aumentado muito nos últimos anos. Segundo informações do Inca (Instituto Nacional de Câncer), calcula-se, para 2013, mais de 10 mil novos casos de câncer de tireoide. No entanto, o número de mortes relacionada ao tumor permanecem estáveis e muito baixos, por isso, especialistas associam o crescimento à melhora da precisão diagnóstica. A doença, que  atinge cinco vezes mais mulheres do que homens, é bastante tratável e tem uma sobrevida altíssima.
“Não é uma doença simples, mas é uma doença tratável. Cerca de 95% dos casos de câncer na tireoide são curáveis, pois a evolução da doença costuma ser lenta”, explica Gilberto de Castro Junior, oncologista clínico do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e do Hospital Sírio-Libanês. Laura Sterian Ward, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de São Paulo, assegura que ter um nódulo não significa necessariamente ter um câncer. “A maioria dos nódulos no pescoço são benignos e, mesmo quando são cancerosos, menos de 16% significam algum risco para a saúde. Muitas vezes as pessoas fazem exame de ultrassom e biópsia sem nenhuma necessidade”, afirma Laura, que aconselha: “Se achar um caroço no pescoço, procure um especialista. Só parta para os exames  invasivos se ele achar necessário”.
Com tratamento cirúrgico associado à terapia com iodo radioativo, a sobrevida dos pacientes é altíssima, mas Laura explica  que muitas das cirurgias feitas são desnecessárias. “Mesmo se o médico assegurar que o tumor não apresenta riscos para a saúde, as pessoas geralmente querem operar.”

Fonte: Rede Bom Dia


p.s: conteúdo meramente informativo procure sempre seu médico.
abs,
Carla
extraído: http://www.combateaocancer.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla