Powered By Blogger

sábado, 13 de julho de 2013

Anosognosia: definição, tratamento e referências

O termo anosognosia foi introduzido pelo neurologista francês-polonês Joseph Babinski para se referir à falta de consciência de hemiplegia em pacientes com lesão do hemisfério cerebral direito.

Vale ressaltar que, hoje, o termo tem um uso mais amplo na área de neurociência comportamental e refere-se à falta de consciência dos déficits em sensoriais, motores e alterações cognitivas que ocorrem como conseqüência direta da lesão cerebral adquirida (acidente vascular cerebral, trauma de crânioencefálico, infecções cerebrais) e doenças neurodegenerativas (demência).

A avaliação e o diagnóstico são feitos através de um protocolo de avaliação clínica e correlatos que determina como e em que grau as funções mentais estão alteradas.

William A. Ardila Rodriguez, especialista em avaliação neuropsicológica e diagnóstico, e mestre em neuropsicologia clínica, diz que alguns sinais em um paciente com anosognosia devem ser atendidos, como a falta de consciência que sofreram lesões do hemisfério direito que resultaram em deficiências sensoriais e/ou motoras e/ou cognitivas.

Já identificaram uma grande variedade de programas de intervenção para melhorar a auto-consciência, incluindo a reabilitação por programas neuropsicológicos, orientação holística, psicoterapia, abordagens compensatórias e de apoio, experiências estruturadas, comentários dirigidos, videotape feedback, técnicas de confronto, terapia cognitiva, terapia de grupo e intervenção comportamental.

É importante notar que o processo de reabilitação em pacientes com danos cerebrais e doenças neurodegenerativas, deve ser realizada com os peritos no assunto, integralmente envolvidos na possível a recuperação do paciente.

“A anosognosia não é uma doença, é um sintoma que ocorre em muitas doenças neurológicas. Estruturas do cérebro sofrem danos, e ocorre na percepção de não estar doente ou de não ter uma deficiência ou lesão. Este é um sintoma estranho e pode-se dizer até perigoso, porque ele é muito atraente para as pessoas ao redor que não aceitam a disfunção que existe.
 
Fonte: vanguardia.com
imagem: biology corner

Leia mais:
Depression, Cognition, and Anosognosia in Alzheimer’s Disease: A Rorschach Analysis. Lisa Lillard Oglesby. University of Tennessee, 2006. – encontre no google books
The Study of Anognosia. George P. Prigatano Chairman, 2010 – encontre no google books


Sobre o autorTerapeuta ocupacional graduada pela UFPE. CREFITO 10476. Especialista em Tecnologia Assistiva pela UNICAP. Mestre em Design e Ergonomia pela UFPE. Administradora e colunista do reabilitacaocognitiva.org. 
 
p.s. conteúdo meramente informativo procure sempre seu médico.
abs,
Carla
 
extraído: http://www.reabilitacaocognitiva.org/2013/06/anosognosia-definicao-tratamento-e-referencias/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=anosognosia-definicao-tratamento-e-referencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla