Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de julho de 2013

CONSEQUÊNCIAS DOS ALTOS NÍVEIS DE POTÁSSIO EM UMA PESSOA QUE TEM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

O potássio é um sal mineral essencial para o funcionamento das células. Porém, quando em excesso, pode levar a complicações graves, principalmen...te arritmias cardíacas fatais.

O excesso de potássio no sangue é chamado de hipercalemia.

O potássio está presente em uma grande variedade de alimentos e todo o excesso ingerido é rapidamente eliminado na urina. Deste modo, os rins mantêm os níveis sanguíneos de potássio dentro de uma faixa restrita que se situa entre 3,5 a 5 mEq/L. Níveis de potássio acima de 6 mEq/L já são considerados perigosos. Valores acima de 7,5 - 8 mEq/L, se não tratados imediatamente, são incompatíveis com a vida.

Nas pessoas com rins funcionantes esse controle do potássio é feito 24 horas por dia, todos os dias. Nos insuficientes renais crônicos terminais, o único modo de se retirar o excesso é durante as 4 horas de hemodiálise realizadas 3x por semana. Como já se pode imaginar, o risco de hipercalemia é muito grande se não houver um controle na dieta.

Nas clínicas de hemodiálise, uma vez por mês se colhem analises antes do início das sessões. Não é incomum encontrar entre doentes que não fazem controle algum do potássio na dieta, níveis de potássio acima de 6 meq/L. Às vezes, encontramos potássio acima de 7 mEq/L. São pacientes que podem a qualquer momento entrar em parada cardíaca e morrerem subitamente.

Os valores do potássio são a explicação do porquê é perigoso faltar às sessões de hemodiálise.

•DICAS PARA SE EVITAR EXCESSO DE POTÁSSIO NA DIETA:

- Evite comer mais de 2 peças de frutas por dia. Dê preferência àquelas que possuem baixo teor de potássio, como maçã, uva, pêssego, abacaxi, tangerina e morango.

- Como carboidratos, prefira arroz e massas, porque são pobres em potássio.

- Evite batatas fritas, pois estas são riquíssimas em potássio.

- Descasque e corte os legumes em pedaços. Deixe-os de molho por no mínimo 2 horas em água morna. Use bastante água. Depois, despreze a água e lave-os por alguns segundos em água corrente. Agora pode-se cozinhar os vegetais normalmente. Use novamente bastante água. Este processo ajuda a retirar o potássio dos alimentos.

- Não frite e não cozinhe legumes em panela de pressão, a vapor, ou em micro-ondas. Estes processos aumentam a concentração de potássio nos alimentos.

- Frutas cozidas em água perdem aproximadamente metade do seu potássio.


➨FONTE: MD. SAÚDE.


✎Lembrando que o contato direto com sua equipe de nutrição cuidadora é de extrema importância para esclarecimentos de dúvidas de modo único e individualizado.

—Por Geison Oliveira.

p.s: conteúdo meramente informativo qualquer dúvida procure seu médico.

abs,

Carla



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla