Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Diagnóstico Precoce de Câncer de Bexiga Ajuda Acelerar Tratamento

70% dos homens e 40% das mulheres com tumores de bexiga apresentam histórico de tabagismo

Um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), aponta que 70% dos casos de tumores de bexiga atendidos na unidade são diagnosticados em fase inicial. A doença atinge três vezes mais os homens, a partir dos 65 anos, e está relacionada com o tabagismo.
Os tumores que atingem o órgão evoluem rapidamente, em cerca de três meses. O diagnóstico precoce realizado por meio de exames de urina e ultrassom aumenta as chances de cura, permitindo que o tratamento cirúrgico seja menos invasivo.
A bexiga é responsável por armazenar a urina produzida pelos rins até que seja eliminada pela contração da musculatura. “Quando descoberto tardiamente, a taxa de cura do tratamento cai entre 30% e 40%. O tumor pode se espalhar pelo corpo e o paciente precisa ser submetido à cirurgia para retirada da bexiga, o que diminui sua qualidade de vida”, alerta o urologista Cláudio Murta, do Icesp.
Sintomas
O câncer de bexiga costuma apresentar sintomas. O principal alerta é a presença de sangue na urina e desconfortos como ardência ao urinar e sensação de não esvaziamento.
“São sinais que podem confundir o quadro com uma infecção do trato urinário. Portanto não devem ser ignorados pelos pacientes, uma vez que os tumores são agressivos e podem evoluir em um curto prazo. É fundamental procurar ajuda médica imediatamente”, destaca o especialista.
A prevenção de tumores deve começar na mesa. Uma dieta equilibrada ajuda as defesas naturais do corpo a destruírem os agentes cancerígenos antes que eles causem danos graves às células.
Cigarro, o principal vilão
Uma pesquisa anterior realizada no Icesp mostrou que 70% dos homens e 40% das mulheres com tumores de bexiga apresentavam histórico de tabagismo.
Os profissionais da saúde sempre frisam que a fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo através da urina, elevando o risco de desenvolvimento de tumores no sistema genito-urinário.
Patrícia Santos
Da reportagem local
Fonte: O Regional


p.s: conteúdo meramente informativo procure seu médico.

extraído: http://www.combateaocancer.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla