Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Alunos acompanham luta contra o câncer em hospital de Barretos, SP

Concurso levou cinco estudantes a conhecer tratamento e pesquisas. Objetivo é mostrar importância da prevenção e do diagnóstico precoce.



Cinco alunos da rede pública de ensino de Barretos (SP) acompanham, desde esta segunda-feira (15), a luta de pacientes contra o câncer na cidade. Primeiros colocados em um concurso de redação realizado pelo Hospital de Câncer, eles passarão a semana na unidade para conferir o dia a dia do hospital e as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios.



O objetivo, de acordo com a direção do hospital, é despertar nos adolescentes a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. “Estamos mostrando para essa geração a importância de um caminho que tem que ser seguido”, afirma o diretor médico Luiz Fernando Lopes.



O primeiro dia de visita começou pelo Hospital de Câncer Infanto-Juvenil. Acompanhados por universitários de medicina, os estudantes passaram pelos ambulatórios e pelas salas de enfermagem e de quimioterapia. Lá, conheceram a realidade das crianças e de suas famílias na luta contra a doença.



A estudante Júlia Moraes, do 9º ano do ensino fundamental, ficou comovida com a situação. “É algo muito chocante, porque a gente vê realmente uma realidade. Não é só a questão de que o câncer é uma doença. Ver as crianças choca um pouco. É difícil ver pessoas novas assim. Nós, jovens, temos um conceito diferente sobre o que é a vida, e quando a gente chega a um lugar assim e se depara com uma realidade assim, com as famílias sofrendo junto com os pacientes, a gente vê como é difícil”, diz.



O contato com os pacientes, segundo ela, a inspirou a estudar psicologia. “Sempre tive em mente fazer algo em que eu pudesse ajudar as pessoas de alguma forma. Ter o contato direto com elas. Acho que aqui é o melhor lugar para se ver isso”, diz.



A experiência também despertou no estudante Felipe Martins a vontade de um dia trabalhar em prol dos pacientes. “É muito bonito o que eles fazem aqui. Os médicos e os funcionários deixam de cuidar da vida deles para tratar da vida dessas pessoas. Eles se dedicam totalmente ao trabalho. Se tudo correr bem, quero prestar medicina no vestibular”, afirma.


Alunos da rede pública passarão a semana conhecendo as dependências do Hospital de Câncer de Barretos (Foto: Mauricio Glauco/ EPTV)


Alunos da rede pública passarão a semana conhecendo as dependências do Hospital de Câncer de Barretos (Foto: Mauricio Glauco/ EPTV)

Fonte: Portal G1 / Clique aqui para ver o vídeo da matéria -> http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/07/alunos-acompanham-luta-contra-o-cancer-em-hospital-de-barretos-sp.html

O post Alunos acompanham luta contra o câncer em hospital de Barretos, SP apareceu primeiro em Combate ao Câncer - Informação é melhor remédio para a prevenção.

obs. conteúdo meramente informativo procure sempre seu médico
abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla