Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Descubra e cuide bem do seu pâncreas

1/7/2013 - Rede Bom Dia


Acostumadas a considerar coração, pulmão, fígado e rins como órgãos vitais, as pessoas até se esquecem de que têm pâncreas.

Mas ele existe, fica atrás do estômago e é de extrema importância para o bom funcionamento de todo o organismo.

O pâncreas produz a insulina, responsável pela redução dos níveis de açúcar no sangue, e as enzimas, que fazem a digestão.

Se não funciona bem, de cara, pode causar diabete. É por isso que a saúde desse órgão merece uma atenção especial de todos nós.

“A pancreatite ou inflamação do pâncreas, se não cuidada a tempo, causa dores insuportáveis e se dissemina para outros órgãos, como pulmão, fígado e rins”, diz Tércio de Campos, cirurgião geral de aparelho digestivo. “Por isso, é fundamental que, aos primeiros sinais de problemas, a pessoa procure um atendimento médico e não se automedique."

Sinais Segundo Tércio, o sintoma mais comum da pancreatite é a dor forte na região abdominal, que se espalha pelas costas, acompanhada de vômitos e enjoos. “Acontece que muita gente sente isso (sintoma) e acha que vai passar, que está tendo uma má digestão ou algo parecido. Daí, fica um ou dois dias tomando remédios por conta própria e, quando vai para o médico, a situação já se agravou”, lembra o especialista ao ressaltar a importância de um encaminhamento imediato.



Dicas do especialista

O cirurgião Tércio de Campos diz que é possível fazer a prevenção da pancreatite praticando hábitos saudáveis ao longo da vida. Veja as dicas dele para isso:

Álcool

Modere sempre o consumo de bebidas

Pedras na vesícula

Se tiver, procure logo seu médico e fale sobre a necessidade de eliminá-las

Dieta saudável

Prefira sempre alimentos com poucas gorduras e pratique regularmente uma atividade física

Tabaco

Não fume

p.s: conteúdo meramente informativo qualquer dúvida procure seu médico.

abs,

Carla

fonte:http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=7721

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla