Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Paciente ensina dicas de beleza para quem faz quimioterapia

Foto: Facebook/ Quimioterapia e BelezaFoto: Facebook/ Quimioterapia e Beleza

O diagnóstico de uma doença grave nunca é recebido de forma leve. Num primeiro momento o paciente se desespera, chora, acha que vai morrer.

Mais calmo, se alia à equipe médica e recorre aos tratamentos que, mesmo agressivos, podem livrá-lo da doença. E durante esse processo, a vida não pode parar.

Pensando dessa forma, Flávia Flores, de 35 anos, de Florianópolis (SC), que atualmente faz quimioterapia para se curar de um câncer de mama, aproveitou seu amplo conhecimento em moda para montar uma fanpage que dá dicas de beleza para quem está passando por essa situação. A “Quimioterapia e Beleza” tem mais de 28.000 curtidores.

Em outubro de 2012, Flávia descobriu que tinha câncer de mama. Sentiu um caroço ao fazer exame de toque e procurou um médico. Como uma de suas próteses de silicone havia se rompido também, fez a troca e aproveitou para retirar o caroço, que foi mandado para avaliação. “Dez dias depois o médico me chamou para conversar. Eu nem me lembrava do caroço. Como faço meus exames regularmente e não tenho histórico na família, não me preocupei. Mas era câncer. E de um tipo bem agressivo”, lembra.

A empresária chorou durante 10 dias. Ficou agressiva e os amigos se afastaram. Contou apenas com o carinho dos pais e do filho de 20 anos. Depois do susto, Flávia que sempre trabalhou com moda – começou a modelar aos 14 anos e depois foi representante de marketing de várias marcas famosas – decidiu se antecipar. Antes mesmo de começar a quimioterapia, procurou na internet dicas de beleza para disfarçar a aparência de doente e formas diferentes de amarrar lenços, já que o cabelo iria cair. Mas não achou nada de muito consistente.

Assim, decidiu montar a fanpage. “Foi uma forma de compartilhar meu conhecimento em moda com as pessoas e também de dizer para os meus parentes e amigos que eu estava bem, como era meu dia a dia. Inclusive as postagens fizeram meus amigos se reaproximarem de mim”, conta.

Algumas mulheres que estão na mesma situação de Flávia viam as fotos dela e pediam dicas. Foi aí que começaram os vídeos de como se maquiar, amarrar lenços na cabeça e se arrumar para uma festa de casamento. “Eu também me preocupei em não engordar. Procurei uma nutricionista para me ajudar a manter a forma, porque os remédios costumam inchar”, explica Flávia. “Também gosto de patinar, é uma forma de fazer exercícios físicos.”

Confira alguns vídeos de Flávia Flores:

Como colar cílios postiços

Dicas de maquiagem

Amarrações de lenço

A quimioterapia começou no dia 05 de dezembro. No dia 20, o cabelo começou a cair. No dia seguinte, 21, ela decidiu raspar tudo. Primeiro com maquininha, depois com gilete. “Eu não gostava da careca, dormia até de peruca. Mas hoje já superei. Uso apenas lenços e me sinto uma diva. Até recebo cantadas na rua. E como alguns fios já começaram a crescer, já consigo sair na rua sem nada na cabeça”, comemora.

Flávia não imaginava essa repercussão. Mas agora não quer mais parar. “Estou em busca de patrocínio, porque tenho planos de montar uma série de 20 capítulos sobre quimioterapia e beleza. Mando cerca de 200 e-mails por dia. Ainda não obtive resposta, mas continuo na luta”, comenta. “Quero também escrever um livro, um manual de quimioterapia e beleza”, completa.


Mudança de vida

Formada em Administração de empresas, Flávia Flores queria sair do mundo da moda, mas não conseguia. Chegou a fazer curso de piloto particular nos Estados Unidos, mas para se manter por lá o único emprego que conseguiu por lá foi de figurinista. “Trabalhei sete anos em São Paulo com moda. Decidi que não queria mais ficar aqui. Estava longe da minha família, tinha me separado e estava começando a cair em depressão”, conta.

Foi para Florianópolis, mas não se adaptou. Conseguiu novamente um emprego em São Paulo e pediu para voltar para o sul com o intuito de fazer a troca da prótese de silicone e alguns exames antes de tocar de vez o novo projeto. “Fui, fiz os exames e descobri o câncer. Não voltei mais pra São Paulo. Mas hoje eu entendo porque não saí do mundo da moda. Eu precisava ajudar outras mulheres que fazem quimioterapia e se arrumar, a levantar a autoestima”.

A primeira medida do médico foi retirar toda a mama, mas ele não queria colocar uma prótese antes do tratamento terminar. Flávia não concordou e procurou outra médica que decidiu tirar não um, mas os dois seios e reconstruir imediatamente. “Ela achou melhor tirar os dois para deixar tudo simétrico. Foi a melhor coisa, pois quando ela tirou viu que havia mais quatro caroços no mesmo seio onde foi detectado o câncer e um no outro”, lembra.


Para quem está passando por essa fase difícil, Flávia orienta: “Eu estou doente, mas o problema é do meu médico, ele tem que me curar. Eu tenho que fazer o tratamento e buscar alegria de viver. A mulher não pode se privar das coisas – comprar algo para ela, sair – achando que vai morrer. Tem que sair na rua de cabeça erguida”, diz.

Por Juliana Falcão (MBPress)

O post Paciente ensina dicas de beleza para quem faz quimioterapia apareceu primeiro em Combate ao Câncer - Informação é melhor remédio para a prevenção.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs,
Carla
extraído:www.combateaocancer.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla