Powered By Blogger

terça-feira, 2 de julho de 2013

EDEMA PULMONAR AGUDO | E INSUFICIÊNCIA RENAL | SINTOMAS:

O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo do pulmão (EAP), é uma emergência médica causada pelo extravasamento de água dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil. Neste texto vamos explicar as causas, sintomas e tratamento do edema agudo de pulmão.


•A INSUFICIÊNCIA RENAL É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS

DO EDEMA PULMONAR AGUDO:

A insuficiência renal leva ao acúmulo de água e sal no organismo, provocando um aumento do volume de líquido dentro dos vasos. Em alguns casos, principalmente se o paciente já não urinar volumes adequados, a quantidade líquido retido nos vasos se torna tão grande que este começa a extravasar, causando edemas no corpo e edema pulmonar.


•COMO SURGE O EDEMA PULMONAR AGUDO?

O edema do pulmão possui o mesmo mecanismo fisiopatológico de qualquer edema em nosso corpo, ocorrendo sempre que há extravasamento de água dos vasos sanguíneos para algum tecido.


Ao contrário do que se possa imaginar, os nossos vasos sanguíneos não são tubos impermeáveis, eles apresentam poros que permitem a saída e entrada de células, bactérias, proteínas e água.


O edema do pulmão ocorre basicamente por dois mecanismos:

1. Aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos »» Quando a pressão fica muito elevada dentro dos vasos do pulmão, a água do sangue tende a “sorar” através dos poros, indo se acumular dentro do tecido pulmonar, principalmente nos alvéolos, que são as estruturas que realizam as trocas gasosas.

2. Aumento da permeabilidade dos vasos »» Algumas doenças, que serão explicadas a seguir, causam um aumento nos poros dos vasos sanguíneos, tornando-os mais permeáveis, o que facilita o extravasamento de água.

➨LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA:http://www.mdsaude.com/2011/10/edema-pulmonar-agudo.html

✎Lembrando que o contato direto com sua equipe médica

cuidadora, é de extrema importância para esclarecimentos de dúvidas de modo único e individualizado.

—Por Geison Oliveira.
http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/1044713_508935252513001_1913056044_n.jpg



extraído:http://www.facebook.com/pages/Dicas-de-Hemodi%C3%A1lise-e-Transplantes-Nevakubo/270395653033630?ref=stream&hc_location=stream

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla