Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mais doadores | Novos bancos de sangue de cordão umbilical espalham-se por todo país


Sangue do cordão umbilical é usado em transplante de medula óssea para pacientes com câncer | Foto: Reprodução InternetSangue do cordão umbilical é usado em transplante de medula óssea para pacientes com câncer
Foto: Reprodução Internet

A rede de bancos públicos de sangue de cordão umbilical vai se expandir para aumentar as chances de pacientes encontrarem um doador compatível para transplante de medula no país.

Criada em 2004, a rede é coordenada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) e armazena material retirado do cordão umbilical de recém-nascidos. As células – tronco do sangue do cordão são usadas em transplantes de medula em pessoas com doenças como a leucemia, quando há compatibilidade.

Hoje há 12 bancos públicos no país, seis deles no Sudeste. A expansão da rede BrasilCord (gerenciada pela Fundação do Câncer) para Norte, Nordeste e Centro-Oeste quer completar o perfil genético do brasileiro e aumentar as chances de pessoas de todas as regiões encontrarem um doador.

Quatro cidades terão bancos até 2016. Manaus e Campo Grande foram escolhidas, uma vez que têm diversidade genética proveniente dos indígenas. Já São Luiz recebeu negros do Benin e, Salvador, da Nigéria. Por isso, têm materiais genéticos muito diferentes.

A escolha dos novos bancos foi feita após análise das características do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula) e dos pacientes que buscam um doador, para saber que grupos estavam sem cobertura.

No Brasil, as chances de encontrar um doador fora da família são os 30%. Hoje, 1050 pessoas estão à procura de um doador compatível.

Fonte: Revista ABRALE

O post Mais doadores Novos bancos de sangue de cordão umbilical espalham-se por todo país apareceu primeiro em Combate ao Câncer - Informação é melhor remédio para a prevenção.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla