Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Diabetes - Como está o seu nível de A1C?

Como está o seu nível de A1C?


Menos de 19% das pessoas com diabetes tipo 1 apresentam glicemia bem controlada, exibindo resultados do exame A1C – de hemoglobina glicada – abaixo de 7%. A conclusão é de pesquisa inédita realizada no Brasil com 3.591 pacientes, todos acompanhados em seu tratamento por endocrinologistas e com acesso a medicamentos e equipamentos para medição da glicemia, relata a coordenadora do estudo, a endocrinologista Marília Brito Gomes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Starbem – Como foi realizada esta pesquisa?
Marília Brito Gomes – Ela foi aplicada em 28 serviços de 20 cidades de todas as regiões do País. Participaram do estudo as instituições FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes, CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz.

Starbem – Quais são os principais resultados?
Marília Brito Gomes - Os índices apontados na pesquisa colocam o Brasil em desvantagem em relação a outros países; se aqui apenas 18,4% dos pacientes têm A1C menor que 7%, a média em países europeus é de 25%. Verificamos também que 47,5% dos pacientes apresentaram A1C acima de 9%, índice que na Suécia, por exemplo, é de apenas 18%. Os dados mostraram ainda que um número significativo de pacientes não realiza exames para detectar a ocorrência de complicações do diabetes, como nefropatia ou retinopatia diabéticas.

Starbem – Que fatores são responsáveis por esses resultados, já que todos os pacientes tinham acompanhamento médico e acesso à medicação?
Marília Brito Gomes – O principal fator é a condição socioeconômica, o que revela a necessidade de investir na educação em diabetes como principal instrumento para o melhor controle.

Starbem – Qual seria o caminho para melhorar esse quadro?
Marília Brito Gomes – É preciso desenvolver novas ferramentas de educação em diabetes que sejam mais apropriadas, de fácil manuseio e que facilitem a interação com o usuário e, nesse sentido, um grupo de estudos deverá dedicar-se ao tema durante o próximo Congresso Brasileiro de Diabetes. Ao mesmo tempo, é aconselhável oferecer mais informações em linguagem adequada para difundir a necessidade de acompanhamento e verificação das complicações do diabetes.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.starbem.com.br/Novidades/Especialista/Menos-de-19-mantem-A1C-controlada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla