Powered By Blogger

sábado, 27 de dezembro de 2014

Aproveite as frutas de dezembro

Fruta é bom todo dia, mas, em dezembro, é ainda melhor. Além de termos safras abundantes das nacionais, o mercado é praticamente invadido por produtos vindos de outros países. Sem contar que é também nesse período que as frutas oleaginosas, como nozes e castanhas, mais aparecem nas bancas. É uma tentação.
Aproveite as frutas de dezembro
Você pode usufruir tudo isso. Basta seguir os conselhos da nutricionista Isabela Pimentel, professora do Imen – Instituto de Metabolismo e Nutrição e educadora em diabetes pela Associação de Diabetes Juvenil e pela International Diabetes Federation. Ela recomenda moderação e ressalta que isso vale para todos, tanto para quem tem quanto para quem não tem diabetes. “Para ter boa saúde não se deve exagerar com nenhum alimento, nem mesmo com a alface, que aparentemente é inofensiva, mas que em excesso pode causar desconforto gástrico”, explica Isabela.

Em geral, o consumo diário pode girar entre três e cinco frutas e, para quem tem diabetes, o adequado é consumir até três porções diárias. Para não pesar no bolso, o melhor é optar pelas de época. Entre as nacionais, a safra é de abacaxi, melancia, jabuticaba, caqui e banana. A laranja é produzida praticamente o ano inteiro, mas no final do ano seu preço costuma estar mais convidativo. Do abacaxi e da melancia, uma porção equivale a uma fatia média. Da jabuticaba, fique com 12 unidades. 

Entre as frutas importadas, as mais comuns são a cereja e a ameixa. A primeira equivale ao morango, cuja porção corresponde a pouco mais de dez unidades. Já a ameixa pode ser consumida em duas unidades por porção.

Se você preferir as frutas secas, lembre-se de que elas concentram mais açúcar e por isso fique apenas com uma unidade em cada porção. As oleaginosas são calóricas. Então, seja parcimonioso: o recomendado são 30 gramas por dia, o que equivale a três nozes ou cinco avelãs ou sete amêndoas. A castanha-do-pará pode ser consumida em quatro unidades, e a de caju, o equivalente a três colheres de sopa.

Procure equilibrar suas refeições fazendo pratos ricos em verduras, legumes, carnes magras e farinha ou arroz integral. Isabela preparou duas receitas de sobremesa para as festas de fim de ano, uma delas com frutas da estação e ambas apropriadas para quem tem diabetes.
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.starbem.com.br/NutricaoExercicios/DicasAlimentacao/aproveite_as_frutas_de_dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla