Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Risco de diabetes entre adultos jovens metabolicamente saudáveis e com sobrepeso e obesidade

O objetivo deste estudo foi o de determinar a incidência de diabetes no decorrer do tempo em jovens adultos sem fatores metabólicos de risco. A avaliação da incidência de diabetes foi conduzida num seguimento de 6,1 anos, em 33.939 adultos jovens (média de idade = 30,9 anos) os quais foram estratificados de acordo com o IMC e com o número de anormalidades metabólicas. A obesidade metabolicamente sadia foi definida como um IMC >30 kg/m2, na presença de normoglicemia, pressão arterial normal e níveis normais de triglicérides e de HDL colesterol.
 
Os resultados mostraram que houve um total de 734 novos casos de diabetes. A taxa de incidência de diabetes entre participantes sem fatores metabólicos de risco foi de 1,15, 2,10 e 4,34 casos por 1.000 pessoas/anos entre os pacientes magros, portadores de sobrepeso e diabetes, respectivamente. Uma análise multivariada ajustada para diversos interferentes mostrou que um risco aumentado de diabetes foi observado entre os pacientes com sobrepeso e com obesidade, em comparação com indivíduos metabolicamente saudáveis.

Os autores concluíram que um perfil metabolicamente saudável e ausência fatores de risco para diabetes não protegem adultos jovens da ocorrência de diabetes em indivíduos com sobrepeso ou obesidade.


 obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.diabetes.org.br/ultimas/risco-de-diabetes-entre-adultos-jovens-metabolicamente-saudaveis-e-com-sobrepeso-e-obesidade





Referência bibliográfica:
1. Twig G, Afek A, Derazne E et al. Diabetes Risk Among Overweight and Obese Metabolically Healthy Young Adults. Diabetes Care 2014;37(11):2989-2995.

 
Informações do Autor

Dr. Augusto Pimazoni-Netto
Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
E-mail: pimazoni@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla