No ano em que o modo de vida saudável foi tão evidenciado na mídia assim como no Dia Mundial do Diabetes cujo o tema central foi a alimentação saudável, sugerimos a todos, programar a Ceia de Natal também com base nesse conceito. Nessa noite tão especial em que o espírito natalino não combina com exageros, faça o planejamento de uma Ceia saudável onde cada membro da família tenha a oportunidade de contribuir fraternalmente com preparações saudáveis e criativas.
Ao montar a programação do cardápio pense no conteúdo nutricional, além da harmonia de sabores e cores. As saladas cruas coloridas são excelentes opções de entrada, especialmente nesse verão e a dica para ficarem mais atraentes é acrescentar  nozes/castanhas ou linhaça. Deixe o tempero separado. Abuse dos condimentos naturais para preparar molhos especiais, como por exemplo, com iogurte desnatado e orégano que pode substituir  a maionese; ou então prepare  molhos mais refrescantes com frutas ácidas como por exemplo  limão,alho e azeite.  Para o prato principal prepare o tradicional Peru de Natal acompanhado por uma farofa de aveia  e complementado com arroz com lentilha. Uma opção ao Peru é o pescado assado com batatas regadas ao azeite, que pode ser o bacalhau ou outros tipos  (Sardinhas, Salmão, etc.). No lugar da lentinha pode ser usado grão de bico ou feijão (preto, mulatinho, branco, etc.). Para preparar a sobremesa use como base as frutas frescas ou secas. Deixar para consumir as famosas rabanadas e panetones diets no café da manhã ou nos lanches substituindo pelo pão. A dica para não exagerar é manter as mesmas quantidades do plano alimentar mas, caso exceda, monitorar glicemia e corrigir com insulina ultra rápida de acordo com prescrição do seu médico.
Para que esses momentos sejam de muitas alegrias, o Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda moderação nas escolhas das preparações e sugere algumas receitas para auxiliar na programação do seu cardápio.  Use a criatividade e programe uma Ceia  saudável e agradável para que a mesma esteja em harmonia com a saúde de todas as pessoas da sua família.
Saúde para todos! Feliz Natal!

Informações do Autor

Dra. Marlene Merino
Nutricionista da Universidade Federal Fluminense
Doutora em Ciências da Nutrição IN-UFRJ
Coordenadora do departamento de Metabologia e 
Nutrição da Sociedade Brasileira de 
Diabetes 2014/2015


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.diabetes.org.br/nutricao-noticias/ceia-saudavel