Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pesquisa avalia Nível de Diabetes

Um grupo de 14 alunos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Gestão em Saúde Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), orientados pela professora de Medicina Maria Luiza Mendonça Pereira Jorge, iniciarão, a partir  da segunda quinzena de novembro, uma pesquisa para saber o nível de prevalência do diabetes em Uberlândia. A proposta visa avaliar uma amostra de 1.136 domicílios que tenham adultos com mais de 20 anos de idade. De acordo com a professora, devem ser entrevistados de 2 a 3 mil pessoas que se enquadram neste grupo. O resultado deve ser divulgado em dez meses.
Segundo Maria Luiza Mendonça Pereira Jorge, a ideia da pesquisa surgiu porque ela já trabalhava com pacientes da doença, mas não existiam números mais específicos sobre os casos na cidade. "A partir desta amostragem, poderemos oferecer base para o município realizar ações para os grupos de risco", disse.
Em Uberlândia, o número de diabéticos cadastrados no sistema de saúde, até 2013, é de aproximadamente 12 mil pessoas. Mas essa quantidade deve ser maior, já que o município tem atualmente 438 mil pessoas com mais de 20 anos de idade. "Se considerarmos que podemos ter uma prevalência de até 10%, então, teríamos entre 30 mil e 40 mil indivíduos com diabetes na cidade", afirmou Maria Luiza Jorge.
Os estudantes que irão realizar a pesquisa se apresentarão com um crachá da UFU e uma camiseta com o nome do projeto (Estudo da prevalência de diabetes em Uberlândia) e a marca da UFU. No momento da visita, será realizado o teste  de glicemia capilar (conhecido como "teste da gotinha" ou "ponta de dedo"). "Peço que as pessoas recebam os alunos e aceitem fazer o teste, pois,  com mais dados, conseguiremos melhores resultados", disse a professora.
Fonte: Correio de Uberlândia
Por Vinícius Romario
Repórter 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.diabetes.org.br/diabetes-na-imprensa/pesquisa-avalia-nivel-de-diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla