Powered By Blogger

sábado, 27 de dezembro de 2014

Algoritmo de tratamento para pacientes com DM2 após alta hospitalar



Segunda, 01 Dezembro 2014 
 
 
 Algoritmos efetivos de tratamento são necessários para orientar os pacientes diabéticos que deixam o hospital após tratamentos clínicos ou cirúrgicos. Para avaliar as alternativas terapêuticas disponíveis para o paciente em alta hospitalar, os pesquisadores conduziram um estudo prospectivo, multicêntrico, aberto, para determinar a segurança e a eficácia de um algoritmo de alta hospitalar, com base no nível de A1C no momento da admissão.
 Pacientes com A1C <7 50="" 7="" 9="" a1c="" a="" admiss="" alta="" antidiab="" associado="" com="" da="" daquela="" de="" di="" dose="" durante="" e="" entre="" equivalente="" glargina="" hospitaliza="" insulina="" manterem="" mantiveram="" mesmo="" na="" numa="" o.="" o="" os="" pacientes="" pr="" receberam="" recomenda="" regime="" ria="" terap="" tica="" utica="" utico="" utilizada="">9% receberam alta com agentes antidiabéticos associados à glargina ou a esquemas de basal bolus, em nível equivalente a 80% da dose utilizada durante a hospitalização. O desfecho primário desse estudo foi o nível de A1C 12 semanas após a alta hospitalar.

Os resultados desse estudo estão resumidos a seguir: 36% dos pacientes tiveram alta com prescrição apenas de antidiabéticos orais (ADO); 27% dos pacientes receberam ADO + glargina; 24% dos pacientes receberam basal bolus; 9% dos pacientes receberam glargina em monoterapia; e 4% dos pacientes receberam apenas orientação dietética. A média de A1C na admissão foi de 8,7% e esse nível foi reduzido para 7,3% após 12 semanas de seguimento (p>0,001). A alteração dos níveis de A1C do início do estudo até 12 semanas após a alta foi de -0,1% em pacientes com A1C <7 -0="" -3="" 7="" 9="" a1c="" com="" de="" e="" em="" entre="" pacientes="">9% (p=0,001). A taxa de hipoglicemia (<70 22="" 25="" 30="" 44="" ado="" ados="" apenas="" basal="" bolus="" de="" dl="" e="" em="" foi="" glargina="" mg="" monoterapia.="" nos="" pacientes="" que="" receberam="" span="">
Os autores concluíram que a realização do teste de A1C na admissão é bastante benéfica para orientar a definição do esquema terapêutico no momento da alta em pacientes com DM2, internados por condições clínicas ou cirúrgicas.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.diabetes.org.br/ultimas/algoritmo-de-tratamento-para-pacientes-com-dm2-apos-alta-hospitalar

Referências bibliográficas:
1. Umpierrez GE, Reyes D, Smiley D et al. Hospital Discharge Algorithm Based on Admission HbA1c for the Management of Patients With Type 2 Diabetes. Diabetes Care 2014;37(11):2934-2939. 



Informações do Autor

Dr. Augusto Pimazoni-Netto
Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
E-mail: pimazoni@uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla