Pessoas com diabetes frequentemente desenvolvem doença vascular. O presente estudo investigou a correlação entre níveis séricos de vitamina D e risco cardiovascular (incluindo infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral), bem como em relação às complicações microvasculares (incluindo retinopatia, nefropatia, neuropatia e amputação).
Nada menos que 50% dos pacientes de um estudo observacional com 5 anos de duração apresentava baixas concentrações séricas de vitamina D, conforme indicado por uma concentração mediana dessa vitamina, da ordem de 49 nmol/L. Esses pacientes com concentrações inferiores a 50 nmol/L apresentaram uma incidência cumulativa mais alta de eventos macrovasculares e microvasculares, em comparação com aqueles pacientes com níveis séricos acima de 50 nmol/L. Uma análise multivariada estratificada por tratamento e ajustada para interferentes relevantes identificou a concentração sérica de vitamina D como um preditor independente de eventos macrovasculares. Níveis abaixo de 50 nmol/L promoveram um aumento significativo de 23% no risco de complicações macrovasculares. Da mesma forma, o risco de complicações microvasculares também foi 18% maior nessa população de maior risco.
Os autores concluíram que baixas concentrações de vitamina D estão associadas a um risco aumentado de eventos micro e macrovasculares em pacientes com DM2, porém, a relação causal ainda não foi precisamente estabelecida.
Referência bibliográfica:
1. Herrmann M, Sullivan DR, Veillard AS et al. Serum 25-Hydroxy Vitamin D: A Predictor of Macrovascular and Microvascular Complications in Patients With Type 2 Diabetes. Diabetes Care 2014. Published online before print December 18, 2014. DOI: 10.2337/dc14-0180.

Informações do Autor

Dr. Augusto Pimazoni Netto
Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim – Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.diabetes.org.br/ultimas/baixos-niveis-sericos-de-vitamina-d-podem-ser-preditores-de-complicacoes-do-diabetes-tipo-2-dm2