Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Uma boa escolha começa pelo rótulo

Uma boa alimentação começa com a seleção correta dos alimentos. Nas prateleiras dos mercados é possível encontrar uma imensa variedade de produtos. E como escolher aquele que seja adequado para o nosso consumo?




Um dos fatores fundamentais que deve ser observado nessa hora é o rótulo. Mas, oque é o rótulo? Como interpretá-lo?
O rótulo é toda informação referente a um produto transcrita em sua embalagem.
Segundo a nutricionista voluntária da ADJ, Ana Carolina Oliveira, uma das informações mais importantes transcritas nos rótulos é a Informação Nutricional do Alimento, que aparece geralmente em forma de tabela ou em forma de texto corrido.
"O individuo que tem diabetes, lembrando de suas necessidades calóricas diárias, deve estar sempre atento aos produtos que contém grandes quantidades de carboidratos e gorduras totais, para não consumir quantidades exageradas de alimentos que podem alterar seu controle glicêmico" diz a nutricionista.
Algumas informações devem estar presentes nos rótulos como: lote, conteúdo líquido, origem, informação nutricional obrigatória, prazo de validade e lista de ingredientes.
Na Informação Nutricional Obrigatória você irá observar:
  • Porção: É a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida.
  • Medida Caseira: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos,colheres de sopa.
  • %VD: Percentual de Valores Diários (%VD) é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias.
  • Tabela de porções: O consumidor deve sempre estar atento à porção dos alimentos indicada nos rótulos. 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.adj.org.br/leitura-conteudo/00000339

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla