Powered By Blogger

domingo, 31 de maio de 2015

Na hora do lanche, o melhor é optar pelos pratos menos calóricos ou com menos carboidratos?

Entrevistado: Maristela Bassi Strufaldi, nutricionista
Para responder a esta pergunta, primeiro precisamos definir cada um destes nutrientes.
Carboidrato é o macronutriente mais abundante da natureza. Sua função principal é a de fornecer energia para o funcionamento do organismo da maior parte dos seres vivos. É ele que mais interfere na glicemia pois, depois de ingerido, se converte rapidamente em glicose.
As calorias podem ser traduzidas como toda a energia que o organismo absorve e gasta diariamente. São medidas de calor dos alimentos. Não são elas que alteram o controle glicêmico e sim a velocidade de absorção e conversão dos nutrientes em glicose, incluindo carboidratos, proteínas e gorduras.
Assim, concluímos que ao escolher um alimento as pessoas com diabetes devem estar atentas tanto a quantidade de carboidratos, por sua alteração direta na glicemia, quanto a de calorias, no que se refere a manutenção de um peso saudável, também favorável para quem tem diabetes. Ambas estão descritas nos rótulos dos alimentos.
Em fastfoods, as melhores opções são aquelas com menor teor de gordura e ricas em fibras (tornam a absorção dos açúcares mais gradativa), como lanches que levem queijo branco ao invés de queijo amarelo, que contenham hortaliças como alface e tomate, preparados com pão integral e até mesmo carnes magras como peito de frango e alcatra.
Se o lanche for pouco nutritivo, optar por uma sobremesa que forneça nutrientes além do sabor é interessante, como doces a base de frutas ou frutas da estação.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído;http://www.adj.org.br/leitura-conteudo/00000341

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla