Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CEIA DE NATAL EXIGE CUIDADOS REDOBRADOS AOS DOENTES RENAIS

A alimentação é um fator importante no tratamento da doença renal crónica, pelo que, na época natalícia assume um papel de destaque. Por ser um período mais propício a exageros há regras importantes a cumprir. O alerta é da Sociedade Portuguesa de Nefrologia.



"O IDEAL É MODERAR E ADAPTAR A DIETA À CONDIÇÃO DO DOENTE"

 
Sociedade Portuguesa de Nefrologia adverte que os doentes devem ter especial cuidado com os aperitivos salgados, as carnes e os temperos, devido ao elevado teor de sódio que contêm.



Existe uma relação estreita entre a insuficiência renal e a ingestão de minerais. Uma vez que a eliminação dos minerais depende diretamente dos rins, não deve haver alterações bruscas destes elementos no organismo, alerta o mesmo comunicado.



Em alternativa aos temperos ricos em sal, o especialista sugere a utilização de ervas aromáticas, especiarias frescas, vinagre e vinho de mesa na confeção das refeições. O bacalhau cozido, por exemplo, deve ser corretamente demolhado. Se a opção for um prato de carne, as mais indicadas são as carnes magras, como o peru ou o frango.



Quanto a bebidas alcoólicas - a ingestão em excesso é sempre desaconselhada - deve optar-se por um copo de vinho, rico em antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do corpo.



Apesar de esta ser uma época especialmente propensa a excessos, o controlo alimentar deve ser constante. É igualmente importante que o doente seja seguido por um nutricionista que possa criar um plano alimentar adaptado às suas necessidades específicas, com os alimentos certos nas quantidades certas, recomenda a especialista.



Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.portaldadialise.com/articles/ceia-de-natal-exige-cuidados-redobrados-aos-doentes-renais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla