Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Terapias Alternativas e Complementares para Tumores Cerebrais/SNC


Quando você é diagnosticado com um tumor cerebral ou no sistema nervoso central provavelmente ficará sabendo de outras formas de tratamento da doença ou mesmo aliviar os sintomas que o seu médico não mencionou. Esses métodos podem incluir vitaminas, ervas e dietas especiais ou outros métodos, como, por exemplo, acupuntura ou massagem.

O que exatamente são as terapias complementares e alternativas?

Nem todo mundo utiliza esses termos da mesma maneira, e ao mesmo tempo eles são usados ​​para se referir a diversos métodos, o que torna o entendimento um pouco confuso. O termo complementar é usado para se referir a tratamentos realizados ​​junto com as terapias convencionais. E as terapias alternativas são usadas ​​em vez de um tratamento médico padrão.


  • Métodos Complementares - A maioria dos métodos de tratamento complementares não são oferecidos como cura para o câncer. Principalmente, são usados ​​para ajudar o paciente a se sentir melhor. Alguns métodos podem ser utilizados ​​junto com o tratamento regular, como meditação para reduzir o estresse, acupuntura para ajudar a aliviar a dor, ou chá de hortelã para aliviar as náuseas. Alguns métodos complementares são conhecidos e podem ajudar, enquanto outros nunca foram testados cientificamente. Alguns comprovadamente não são uteis e outros foram considerados prejudiciais.

  • Tratamentos Alternativos - Os tratamentos alternativos podem ser oferecidos como cura do câncer. Entretanto, essas terapias alternativas não foram comprovadas em ensaios clínicos como seguros e eficazes. Alguns destes métodos podem constituir perigo ou têm  efeitos colaterais potencialmente perigosos e até fatais. Mas, o maior perigo na maioria dos casos é que você pode perder a chance de ter um tratamento médico padrão. Atrasos ou interrupções no tratamento médico podem dar à doença mais tempo para evoluir, tornando menos provável a eficácia do tratamento padrão.


O por que dessa escolha

É fácil entender porque os pacientes com tumores do sistema nervoso central logo pensam em métodos alternativos. Eles querem fazer de tudo para lutar contra o câncer, e a ideia de um tratamento sem efeitos colaterais parece ótima. Muitas vezes, tratamentos médicos como a quimioterapia podem ser difíceis ou podem já não estar dando o resultado esperado. Mas, a verdade é que a maioria das terapias alternativas e complementares não são cientificamente comprovadas para uso no tratamento dos tumores do sistema nervoso central.

A escolha é sua

A decisão sobre como tratar ou gerenciar os tumores do sistema nervoso central é sempre sua. Se você quiser usar um tratamento não padronizado, converse com seu médico sobre o assunto. Com boas informações e com o apoio e supervisão de seu médico, você pode usar com segurança outros métodos que poderão lhe ajudar, evitando aqueles que poderiam ser prejudiciais.

Fonte: American Cancer Society (07/01/2015)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/terapias-alternativas-e-complementares-para-tumores-cerebrais-snc/7360/295/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla