Powered By Blogger

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tratamentos Específicos para Tumores Cerebrais/SNC


As opções de tratamento para os tumores cerebrais / sistema nervoso central dependem de vários fatores, incluindo o tipo e localização do tumor e até onde se espalhou:


  • Astrocitomas Não Infiltrantes


Estes tumores incluem os astrocitomas pilocíticos, que na maioria das vezes ocorre no cerebelo em pessoas jovens, e os astrocitomas subependimais de células gigantes (SEGAs), que são quase sempre vistos em pessoas com esclerose tuberosa. Muitos médicos consideram estes tumores benignos porque tendem a crescer muito lentamente e raramente invadem tecidos adjacentes.

Estes astrocitomas podem muitas vezes ser curados apenas com cirurgia, mas os pacientes mais velhos têm menos probabilidade de cura. A radioterapia pode ser administrada após a cirurgia, principalmente se o tumor não for completamente retirado, embora muitos médicos esperem até que haja sinais de recidiva antes de considerá-la. Mesmo então, fazer uma nova cirurgia pode ser a primeira opção.

O prognóstico não é tão bom se o tumor ocorre em um local onde não pode ser removido cirurgicamente, como no hipotálamo na base do cérebro. Nestes casos, a radioterapia é geralmente a melhor opção.

Para SEGAs que não podem ser completamente removidos cirurgicamente, o tratamento com everolimus pode reduzir o tamanho do tumor ou retardar seu crescimento por algum tempo, embora não esteja claro se pode aumentar o tempo de sobrevida.


  • Astrocitomas de Baixo Grau (Astrocitomas Infiltrantes ou Difusos)


O tratamento inicial é a cirurgia para retirada do tumor ou biópsia para confirmação diagnóstica, se a cirurgia não for viável. Estes tumores são difíceis de serem curados cirurgicamente, porque muitas vezes se infiltram no tecido cerebral normal adjacente. Geralmente, o cirurgião tentará remover tanto quanto possível de forma segura. Se o cirurgião conseguir retirar todo o tumor, o paciente pode ser curado.

A radioterapia pode ser administrada após a cirurgia, especialmente se existir células cancerígenas remanescentes. Os adultos jovens cujos tumores são pequenos e não estejam causando muitos sintomas podem ser tratados com radioterapia, a menos que o tumor apresente sinais de novo crescimento. Em pacientes mais velhos ou cujos tumores tem maior risco de voltar por outras razões, a radioterapia pode ser administrada após a cirurgia. Em alguns casos, a quimioterapia pode ser realizada após a cirurgia. Alguns médicos utilizam testes genéticos para determinar se deverá ser administrada radioterapia ou quimioterapia.

A radioterapia ou quimioterapia podem ser administradas como principal tratamento, se por alguma razão, a cirurgia não for uma boa opção de tratamento.


  • Gliomas de Grau Alto e Intermediário (Glioblastomas, Astrocitomas Anaplásicos, Oligodendrogliomas Anaplásicos e Oligoastrocitomas Anaplásicos)


A cirurgia é frequentemente o primeiro tratamento quando é possível de ser realizada, mas estes tumores quase nunca são curados com cirurgia. A radioterapia é administrada na maioria dos casos, com ou seguida de quimioterapia, dependendo do estado geral saúde do paciente. Para alguns pacientes com a saúde mais debilitada ou cujas células tumorais têm determinadas alterações genéticas, a químio pode ser administrada em vez da radioterapia.

Para tumores que não podem ser tratados com cirurgia, a radioterapia com (ou sem) quimioterapia é geralmente a melhor opção.

A temozolomida é o primeiro medicamento quimioterápico utilizado pela maioria dos médicos por atravessar a barreira hematoencefálica. Às vezes usado junto com a radioterapia e continua após a conclusão da radioterapia.

Cisplatina, carmustina (BCNU) e lomustine (CCNU) são outras drogas comumente utilizadas. As combinações de drogas podem também ser utilizadas, como o regime de PCV (procarbazina, CCNU e vincristina). Todos estes tratamentos podem reduzir o crescimento tumoral ou retardar por algum tempo, mas é muito improvável para curar o tumor.

Se os medicamentos quimioterápicos padrão não forem mais eficazes, a terapia alvo com bevacizumab pode ser útil para alguns pacientes, sozinho ou com quimioterapia.

Em geral, estes tumores são muito difíceis de controlar durante longos períodos de tempo. Como esses tumores são difíceis de serem curados com os tratamentos atuais, os estudos clínicos com novos tratamentos promissores podem ser uma boa opção.


  • Oligodendrogliomas


Se possível, a cirurgia é a primeira opção para os oligodendrogliomas. A cirurgia geralmente não cura estes tumores, mas alivia os sintomas e prolonga a sobrevida. Muitos oligodendrogliomas crescem lentamente, especialmente em pessoas mais jovens, e podem não precisar de tratamento imediato. A cirurgia pode ser repetida se o tumor crescer novamente no mesmo local. A radioterapia e/ou quimioterapia, na maioria das vezes com temozolomida ou o regime PCV, também podem ser opções após a cirurgia.

Os oligodendrogliomas podem responder à quimioterapia melhor do que os outros tumores cerebrais se as células tumorais tiverem determinadas alterações cromossômicas. Converse com seu médico sobre os testes para estas mutações.

A radioterapia ou quimioterapia pode ser útil para tumores que não podem ser tratados com cirurgia.


  • Ependimomas e Ependimomas Anaplásicos


Estes tumores geralmente não crescem no tecido cerebral normal adjacente. Às vezes, os pacientes podem ser curados apenas por cirurgia, se todo o tumor pode ser removido, mas isto nem sempre é possível. Se apenas uma parte do tumor é removida cirurgicamente, ou se é um ependimona anaplásico, é administrada a radioterapia após a cirurgia. Se a cirurgia não pode ser realizada, a radioterapia é o principal tratamento.

Às vezes, as células cancerígenas podem se espalhar para o líquido cefalorraquidiano (LCR). Nestes casos, os pacientes normalmente realizam uma ressonância magnética do cérebro e da coluna, e, possivelmente, uma punção lombar, algumas semanas após a cirurgia, se esta for realizada. Se qualquer um destes exames mostrar que a doença se espalhou através do CSF, é administrada a radioterapia em todo o cérebro e medula espinhal.

A quimioterapia geralmente não é útil para estes tumores, por isso, normalmente não é administrada a menos que o tumor já não possa ser tratado com cirurgia ou radioterapia.


  • Meningiomas


A maioria dos meningiomas tendem a crescer lentamente. De modo que os tumores pequenos que não causam sintomas, muitas vezes podem ser acompanhados em vez de serem tratados, especialmente em idosos.

Se for necessário um tratamento, estes tumores podem geralmente ser curados se forem completamente retirados cirurgicamente. A radioterapia pode ser administrada em conjunto com, ou em vez da, cirurgia dos tumores que não possam ser completamente removidos. Em meningiomas atípicos ou invasivos (grau II) ou anaplásico (grau III), que tendem a recidivar após tratamento, administra-se a radioterapia após a cirurgia, mesmo que todo o tumor seja removido.

Para meningiomas recidivados após o tratamento inicial, se possível pode ser realizada uma cirurgia adicional ou radioterapia. Se isso não for uma opção, tratamentos com medicamentos,  como quimioterapia, imunoterapia ou medicamentos semelhantes a hormônios, podem ser usados, mas não está claro o benefício desses tratamentos.


  • Schwannomas


Estes tumores de crescimento lento são geralmente benignos e curados cirurgicamente. Em alguns centros, pequenos neuromas acústicos são tratados por radiocirurgia estereotáxica. Para grandes schwannomas onde a remoção completa é susceptível de causar problemas, eles podem ser operados inicialmente para diminuir seu tamanho e, em seguida, é tratado com radiocirurgia.


  • Tumores da Medula Espinhal


Se um tumor medular é pequeno e não causa sintomas, pode não precisar de tratamento imediatamente. Outros tumores medulares são tratados como os do cérebro. Os astrocitomas da medula espinhal geralmente não podem ser removido completamente. Eles podem ser tratados com cirurgia para se obter um diagnóstico e retirados tanto quanto possível, e em seguida tratados com radioterapia, ou ainda serem tratados apenas com radioterapia. Os meningiomas do canal espinhal muitas vezes são curadas cirurgicamente, assim como alguns ependimomas. Se a cirurgia não remover uma ependimona completamente, a radioterapia é administrada.


  • Linfomas


O tratamento de linfomas do sistema nervoso central em geral consiste de quimioterapia e/ou radioterapia.


  • Tumores Cerebrais Infantis


Alguns tipos de tumores cerebrais ocorrem mais frequentemente em crianças, mas ocorrem ocasionalmente em adultos. Estes incluem gliomas do tronco cerebral, tumores de células germinativas, craniofaringioma, tumores do plexo coroide, meduloblastoma, tumores neuroectodérmicos primitivos (PNETs) e alguns outros.

Fonte: American Cancer Society (07/01/2015)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamentos-especificos-para-tumores-cerebrais-snc/7361/295/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla