Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Tratamento Radioterápico dos Tumores Cerebrais/SNC

O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios X ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).

A radioterapia pode ser utilizada em diferentes situações, como após a cirurgia para destruir as células cancerígenas remanescentes, como tratamento principal ou para aliviar os sintomas da doença.

A radioterapia externa consiste na irradiação do órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de algumas semanas a meses. As principais técnicas radioterápicas utilizadas no tratamento dos tumores cerebrais são:

  • Radioterapia Conformacional 3D

Utiliza computadores especiais para mapear a localização do tumor com precisão. Na radioterapia tridimensional a aquisição das imagens de tomografia deve ser feita com o paciente imobilizado e em posição de tratamento. As imagens são transferidas a um sistema de planejamento, onde o médico delimita em todos os cortes tomográficos o órgão alvo e a quantidade de tecido normal que será atingido. No tratamento radioterápico 3D do sistema nervoso central, a distribuição de dose é calculada em todo o volume do órgão irradiado.

  • Radioterapia de Intensidade Modulada

A radioterapia de intensidade modulada IMRT permite a conformação da radiação para o contorno da área alvo e utiliza múltiplos feixes de radiação angulares e de intensidades não uniformes, possibilitando um tratamento concentrado na região do tumor. A IMRT permite isolar perfeitamente a área do tumor a ser tratada, possibilitando a utilização de uma alta dose de radiação no tumor alvo, com menor efeito sobre as células sadias, além de reduzir a toxicidade do tratamento. Com esta técnica é possível avaliar a distribuição de dose em todo o órgão alvo, reduzindo as áreas de alta dose e tornando a distribuição mais homogênea.

  • Radioterapia Conformacional com Feixe de Prótons

A terapia de feixes de prótons utiliza uma abordagem semelhante, só que em vez de raios X são utilizados feixes de prótons. Ao contrário dos raios X que liberam energia durante seu trajeto, os prótons causam pouco dano aos tecidos que atravessam, liberando sua energia no órgão alvo. Esta abordagem pode ser útil para tumores cerebrais com margens distintas, mas ainda não está claro se esta abordagem será útil com tumores infiltrantes.

  • Radiocirurgia Estereotáxica


A cirurgia estereotáxica ou radiocirurgia é outro meio de utilização da radioterapia para tratamento de tumores cerebrais. Não é uma cirurgia em si, mas uma aplicação precisa e muito bem focalizada da radiação. O tecido normal, que fica em volta do tumor, recebe pouca ou nenhuma radiação. 

A técnica mais utilizada é conhecida como gama knife, que utiliza um tipo de capacete especial, para manter a cabeça na posição correta. A localização do tumor é feita com o auxílio da tomografia computadorizada ou ressonância magnética. É um procedimento indolor, externo, sem sangramento ou risco de infecção. Durante o tratamento, o paciente permanece deitado, podendo ser utilizadas medicações para o auxílio do relaxamento.

A radiocirurgia estereotáxica normalmente libera a dose de radiação total em uma única sessão. Às vezes os médicos administram a dose fracionada, o que é denominado radiocirurgia fracionada ou radioterapia estereotáxica fracionada.


  • Radioterapia Intersticial


Na radioterapia intersticial ou braquiterapia o tumor é irradiado a curta distância, ou seja, o material radioativo é colocado muito próximo ao tumor, às vezes em contato ou mesmo dentro dele. É um tipo de radioterapia que pode ser usada como tratamento exclusivo ou complementar à radioterapia externa em vários tipos de câncer.


  • Radioterapia de todo o Cérebro


Se os exames de imagem diagnosticaram que o tumor se disseminou pelas meninges, ou no líquido cefalorraquidiano, toda a calota craniana deve ser irradiada. Alguns tumores, como ependimomas e meduloblastomas são mais propensos a se disseminar dessa forma.

Possíveis Efeitos Colaterais

A radiação é mais prejudicial para as células tumorais do que para as células normais, mas mesmo assim, o tecido cerebral normal também é danificado pela radiação.

As principais complicações da radioterapia decorrem da morte de células cerebrais normais. A gravidade e o tipo dos efeitos colaterais dependem da localização do tumor, do tipo celular do tumor e da diferença entre as células normais e as tumorais.

Os efeitos colaterais da radioterapia externa podem incluir:


  • Fadiga.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Dores de cabeça.
  • Perda de memória.
  • Alterações de personalidade.
  • Dificuldade de concentração.


Muitos destes efeitos tendem a desaparecer dentro de algumas semanas após o término do tratamento. Quando a radioterapia é administrada simultaneamente com a quimioterapia, os efeitos colaterais são muitas vezes mais intensos.

Fonte: American Cancer Society (07/01/2015)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-radioterapico-dos-tumores-cerebrais-snc/889/295/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla