Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vivendo com os Tumores Cerebrais em Crianças

Vivendo com os Tumores Cerebrais / Sistema Nervoso Central em Crianças
 
 
 
Após o tratamento, as principais preocupações para a maioria das famílias são os efeitos a curto e longo prazo do tumor e do tratamento. Ao mesmo tempo em que se sentem aliviados com o término do tratamento, fica a preocupação da recidiva ou metástase. Este é um sentimento muito comum para a maioria das famílias.

Em outros casos os pacientes continuarão realizando tratamentos regulares com quimioterapia, ou outras terapias para tentar manter a doença sob controle.

Cuidados no Acompanhamento

Após o tratamento, os médicos irão acompanhá-lo de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de seguimento. Nestas consultas o médico sempre o examinará, conversará com seu filho e com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para seguimento e reestadiamento da doença.
 
 
 
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/vivendo-com-o-cancer/3713/557/
 
 
 
Recuperando-se dos Efeitos do Tumor e do seu Tratamento
 
 
 
O tumor e seu tratamento podem causar diversos efeitos sobre a função física e mental do sistema nervoso central e pode variar desde um efeito de pequena intensidade até algo mais acentuado.

Após o fim do tratamento, os médicos poderão solicitar alguns exames, incluindo físico, laboratoriais e de imagem para avaliar possíveis sequelas e suas extensões. Dependendo do resultado dessa avaliação, seu filho poderá ser encaminhado para outros médicos.

O neurologista avaliará a coordenação física e a força muscular da criança. Se houver algum problema muscular ou até mesmo de paralisia, seu filho é encaminhado para a fisioterapia ou talvez, um fisiatra, médico especializado em reabilitação.

Havendo suspeita de danos na hipófise, a criança será avaliada por um endocrinologista. Caso os níveis hormonais estejam afetados será necessário tratamento hormonal para restaurar os níveis normais.

Se necessário, um oftalmologista verificará problemas de visão, o otorrinolaringologista problemas relacionados à audição, o fonoaudiólogo ajudará a melhorar as habilidades de comunicação, e o psicólogo ajudará seu filho a lidar com tudo isso.

Após a cirurgia, a criança também pode ser avaliada por um psiquiatra ou psicólogo para determinar a extensão dos danos causados pelo tumor e pela cirurgia. O terapeuta testará o desenvolvimento do seu filho em áreas da inteligência, fala, audição, memória e habilidades de aprendizagem.

Se o seu filho está em idade escolar, os pais devem conversar com os professores antes de seu retorno à escola, para explicar as questões de saúde da criança e discutir a necessidade de técnicas de educação especiais. Em alguns casos, medicamentos podem ser utilizados para ajudar com problemas de memória e atenção.

Se o tumor estava localizado próximo à base do cérebro ou se a radioterapia foi administrada nessa região, a produção do hormônio pituitário pode ter sido afetada. Os sintomas decorrentes podem incluir fadiga, apatia, falta de apetite, intolerância ao frio e constipação, que pode apontar para baixos níveis de cortisol ou hormônio da tireoide. Outros problemas podem incluir retardo de crescimento e/ou maturação sexual. Às vezes, estes sintomas podem aparecer mesmo antes do tratamento, devido ao tumor.

Se não existe razão para pensar que a hipófise pode ter sido afetada, a criança pode ser acompanhada por um endocrinologista. Tratamentos hormonais podem ser prescritos para restaurar os níveis hormonais. Por exemplo, o hormônio do crescimento pode ser administrado para ajudar a restabelecer o desenvolvimento normal da criança.

Efeitos Tardios e de Longo Prazo

Uma das maiores preocupações dos pais e médicos é o potencial para efeitos secundários prolongados do tratamento, bem como os efeitos que se apresentam anos mais tarde. Alguns destes, como problemas de aprendizagem, atraso do crescimento e desenvolvimento, problemas no sistema reprodutivo ou aumento do risco de outros tipos de câncer no futuro. Embora os médicos façam de tudo para minimizar a possibilidade destas complicações, em alguns casos, eles podem ser uma parte inevitável para garantir que o tumor seja tratado adequadamente.

É muito importante discutir as possíveis complicações a longo prazo com a equipe que tratou seu filho, para se certificar de que como observar esses problemas e tratá-los, se necessário
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/recuperandose-dos-efeitos-do-tumor-e-do-seu-tratamento/4108/598/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla