Powered By Blogger

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SNC em Crianças - Causas dos Tumores Cerebrais

 Causas dos Tumores Cerebrais / Sistema Nervoso Central em Crianças
 
 
A causa da maioria dos tumores cerebrais não é totalmente compreendida. Mas os pesquisadores descobriram que algumas das alterações químicas que ocorrem nas células normais do cérebro podem torná-las cancerígenas.

As células normais crescem e funcionam com base, principalmente, na informação contida em seus cromossomos. Os tumores cerebrais, assim como outros tipos de câncer, geralmente são causados por alterações no DNA.

Os genes que ajudam no crescimento e divisão celular são denominados oncogenes. E os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamados de genes supressores de tumor. O câncer pode ser causado por alterações do DNA que ativam os oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Estas alterações genéticas podem ser hereditárias, como é o caso do câncer na infância, ou podem ocorrer espontaneamente durante a vida.

Os pesquisadores descobriram que as alterações genéticas que provocam algumas síndromes hereditárias raras, como a neurofibromatose, esclerose tuberosa, síndrome de Li-Fraumeni e Von Hippel-Lindau, aumentam o risco de desenvolvimento de alguns tipos de tumores do sistema nervoso central. Por exemplo, a síndrome de Li-Fraumeni é causada por alterações no gene supressor de tumor p53. Normalmente, este gene impede que as células com o DNA danificado se desenvolvam. Alterações neste gene aumentam o risco de aparecimento de tumores cerebrais, em particular os gliomas.

Não se sabe por que pessoas sem síndromes hereditárias desenvolvem alterações nas células do sistema nervoso central. A maioria dos fatores de risco de certa forma danifica os genes. Por exemplo, a fumaça do cigarro é um fator de risco para câncer de pulmão e vários outros tipos de câncer, pois contém produtos químicos que podem danificar os genes. O cérebro é relativamente protegido da fumaça do cigarro e outras substâncias cancerígenas que respiramos ou ingerimos, então esses fatores não são susceptíveis de desempenhar um papel importante nestes tipos de câncer.

As células normais geralmente requerem várias alterações genéticas diferentes antes de se tornarem cancerígenas. Existem muitos tipos de tumores cerebrais e cada um pode ter diferentes conjuntos de alterações dos seus genes. Algumas alterações do gene ou cromossomo foram encontrados em diferentes tipos de tumores cerebrais, mas há muitos outros que provavelmente ainda não foram descobertos.

Os pesquisadores já compreendem algumas das alterações genéticas que podem ocorrer em diferentes tipos de tumores cerebrais, mas ainda não está claro o que pode causá-las.

Algumas alterações genéticas podem ser hereditárias, mas a maioria dos tumores da medula espinhal e cerebrais em crianças não é resultado de síndromes hereditárias conhecidas. Outras mudanças genéticas podes ser apenas um evento aleatório que às vezes acontece dentro de uma célula, sem ter uma causa externa.

Com exceção da radiação, não existem causas conhecidas relacionadas ao estilo de vida ou ambientais para os tumores cerebrais em crianças, por isso é importante salientar que não há nada que essas crianças ou seus pais poderiam ter feito para evitar esse tipo de doença
 
obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/causas-dos-tumores-cerebrais---sistema-nervoso-central-em-criancas/4111/595/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla