Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sistema Nervoso Central em Crianças -Tipos de Tumores Cerebrais

Os tumores cerebrais podem se formar praticamente em qualquer tipo de tecido ou célula do cérebro ou da medula espinhal. Alguns tumores têm uma mistura de vários tipos de células. Os tumores cerebrais em crianças se desenvolvem geralmente na parte inferior do SNC, como cerebelo e tronco cerebral, mas também podem começar na parte superior acometendo o cérebro.

Existem quase 100 tipos de tumores cerebrais, que geralmente recebem o nome do tipo da célula da qual se desenvolvem. A maioria dos tumores no SNC origina-se nas células gliais, que sustentam as células nervosas do órgão. Um tumor de células gliais é denominado glioma.

Os tumores do SNC são classificados em grupos e de acordo com a rapidez com que se desenvolvem. Como regra geral, o tumor de menor grau é considerado menos agressivo, enquanto o de maior grau é o mais agressivo.

Os principais tipos são:
  •  
    Gliomas

Glioma é um termo geral para um grupo de tumores que se iniciam em células gliais. Vários tipos de tumores podem ser considerados gliomas, como o glioblastoma (glioblastoma multiforme), astrocitomas, oligodendrogliomas e ependimomas. A maioria dos tumores cerebrais em crianças são gliomas.
  • Astrocitomas

É o tipo mais comum de glioma e se desenvolve a partir de células denominadas astrócitos. Os astrocitomas podem ser de crescimento lento ou rápido. Alguns são bem localizados (focais), o que significa que é fácil identificar o limite entre o tumor e o tecido cerebral normal em um exame de imagem ou mesmo durante uma cirurgia. Outros tipos de astrocitomas são chamados difusos. Esses não têm um limite claro entre o tumor e o tecido normal do cérebro.

Os tipos de tumores cerebrais mais comuns são o astrocitoma anaplásico e o glioblastoma multiforme. A remoção completa por cirurgia é possível se o tumor estiver no início do seu desenvolvimento.

A maioria dos astrocitomas podem se disseminar por todo o cérebro se misturando com o tecido normal do órgão, o que pode tornar mais difícil sua ressecção cirúrgica. Às vezes, eles se disseminam ao longo das estruturas que são cobertas pelo líquido cefalorraquidiano (LCR).

Alguns tipos especiais de astrocitomas de baixo grau denominados astrocitomas não infiltrantes tendem a ter um bom prognóstico. São eles:

  1.  
    Astrocitomas Pilocíticos Imaturos - Eles aparecem mais comumente no cerebelo, mas também podem acometer o nervo óptico, hipotálamo, tronco cerebral ou outras áreas. Eles representam quase 20% dos tumores cerebrais em crianças.
  2.  
    Astrocitoma Subependimário de Células Gigantes - Acometem os ventrículos, são de crescimento lento e raramente se infiltram nos tecidos próximos. Estes tumores são quase sempre ligados à esclerose.
  3. Gliomas Ópticos - Estes são astrocitomas de baixo grau e se iniciam no nervo óptico. Eles estão muitas vezes relacionados à neurofibromatose tipo 1, uma doença hereditária. Estes tumores podem causar perda da visão e lesões do tecido cerebral adjacente.

  • Oligodendrogliomas

Cerca de 2% dos tumores são oligodendrogliomas, que se desenvolvem a partir das células da oligodendroglia, células de sustentação do tecido cerebral. Os oligodendrogliomas são frequentemente encontrados na parte frontal do cérebro, no lóbulo frontal ou temporal, podendo ser de crescimento rápido. Ocasionalmente o oligodendroglioma se dissemina ao longo das vias do LCR, mas raramente para fora do cérebro ou da medula espinhal. São tumores mais frequentes em adultos, mas não é incomum em crianças.

  • Ependinomas
Aproximadamente 5% dos tumores cerebrais em crianças são ependinomas, que se desenvolvem a partir das células ependimárias e do quarto ventrículo. Lesões primárias também podem se desenvolver na medula espinhal. A maioria dos ependinomas é diagnosticada em crianças ou adolescentes. Ocasionalmente os ependimomas podem apresentar metástase dentro do sistema nervoso central, pelo contato com o LCR. Eles podem variar de tumores de baixo grau (menos agressivo) até tumores mais agressivos, denominados ependimomas anaplásicos.
Ao contrário dos astrocitomas e dos oligodendrogliomas, os ependimomas geralmente não infiltram o tecido normal do cérebro, de modo que alguns podem ser completamente removidos cirurgicamente.
  • Tumores Neuroectodérmicos Primitivos (PNETs)

Estes tumores se iniciam nas células imaturas do sistema nervoso central, denominadas células neuroectodérmicas. Cerca de 20% dos tumores cerebrais em crianças são PNETs. Eles são mais comuns em crianças e são raras em adultos. Os PNETs tendem a se desenvolverem rapidamente e muitas vezes se espalham pelo líquido cefalorraquidiano. Dependendo de sua localização, eles têm nomes diferentes.

  • Meduloblastomas

Meduloblastomas são tumores que se desenvolvem a partir das células neuroectodérmicas no cerebelo. São tumores de crescimento rápido e, muitas vezes se disseminam ao longo das vias do líquido cefalorraquidiano, mas podem ser tratados com radioterapia e quimioterapia. Os meduloblastomas ocorrem com mais frequência em crianças do que em adultos. Eles são parte de uma classe de tumores denominados tumores neuroectodérmicos primitivos (PNETs) que também podem se iniciar em outras partes do sistema nervoso central. Cerca de 15% dos tumores cerebrais na infância são meduloblastomas.

  • Pineoblastomas

Os PNETs são denominados pineoblastomas quando se iniciam na glândula pineal. Estes tumores são geralmente mais difíceis de tratar do que os meduloblastomas.

  • Craniofaringiomas

Estes tumores começam acima da glândula pituitária e tem crescimento lento. Eles podem pressionar a glândula pituitária e o hipotálamo, causando problemas hormonais. Devido a que o craniofaringiomas se origina muito perto dos nervos ópticos, também podem causar problemas de visão. Isso os torna difíceis de serem completamente removidos sem danificar a visão da criança ou o equilíbrio hormonal.

  • Tumores Neuronais e Gliais Mistos

Certos tumores que ocorrem em crianças e adolescentes parecem ter ambos os componentes celulares gliais e neuronais. Eles tendem a ter um prognóstico bastante bom. O tumor xantoastrocitoma pleomórfico e o tumor neuroepitelial disembrioplástico parecem malignos sob o microscópio, mas tendem a ser benignos e a maioria é curada apenas por cirurgia. O ganglioglioma é um tipo de tumor que tem neurônios e células gliais maduras, a maioria deles pode ser curada por apenas com cirurgia ou com a cirurgia combinada com radioterapia.

  • Tumores do Plexo Coroide

Estes tumores se iniciam no plexo coróide, dentro dos ventrículos do cérebro, e são raros. A maioria é benigna e curada por cirurgia. No entanto, alguns são malignos (carcinomas do plexo coróide).

  • Schwannomas (Neurilemomas)

Os schwannomas surgem a partir das células de Schwann, que são parte de estrutura de mielina dos nervos cranianos e outros nervos. São geralmente tumores benignos. Quando se formam a partir do nervo cranial responsável pelo equilíbrio perto do cerebelo são chamados schwannomas vestibulares ou neuromas acústicos. Eles também podem começar nos nervos espinhais fora da medula espinal. Quando isso acontece, podem comprimir a medula espinhal, causando fraqueza, perda sensorial e problemas intestinais e urinários.

Estes tumores são raros em crianças, mas quando diagnosticados e se existirem tumores em ambos os lados da cabeça, muitas vezes significa que a criança tem neurofibromatose tipo 2, uma síndrome tumoral hereditária.

  • Meningiomas

Os meningiomas começam nas meninges, as camadas de tecido que circundam a parte externa do cérebro e da medula espinhal. Eles são os tumores cerebrais mais comuns em adultos.

O risco destes tumores aumenta com a idade, acometendo cerca de duas vezes mais pessoas do sexo feminino. Em alguns casos esses tumores parecem ser hereditários, especialmente nas famílias com neurofibromatose, uma síndrome em que as pessoas desenvolvem muitos tumores benignos do tecido nervoso.

  • Cordomas

Os cordomas são tumores raros que começam no osso da base do crânio ou na extremidade inferior da coluna vertebral. Eles não começam no sistema nervoso central, mas podem prejudicar a área próxima do SNC, comprimindo-o. Estes tumores são tratados com cirurgia, se possível, muitas vezes seguida de radioterapia. Eles geralmente não se disseminam para outros órgãos.

  • Tumores de Células Germinativas

Os tumores de células germinativas são raros e se desenvolvem a partir dessas células, que normalmente formam os óvulos nas mulheres e o esperma nos homens. Durante o desenvolvimento normal do embrião e do feto, as células germinativas vão para os ovários ou testículos e se desenvolvem em óvulos ou espermatozoides. Algumas vezes, no entanto, algumas células germinativas se movem de forma inadequada e acabam em locais anormais, como o cérebro, podendo se desenvolver em tumores de células germinativas, semelhantes aos que podem se formar nos ovários e testículos.

Os tumores de células germinativas do sistema nervoso que ocorrem em crianças, na maioria das vezes se localizam na glândula pineal ou acima da glândula pituitária. Estes tumores podem às vezes ser diagnosticados sem biopsia, apenas pela dosagem de certas substâncias químicas no líquido cefalorraquidiano ou no sangue.

O tumor de células germinativas mais comum do sistema nervoso é o germinoma. Outros tumores que começam nas células germinativas incluem o coriocarcinomas, carcinomas embrionários, teratomas e tumores de saco vitelino.

  • Neuroblastomas

Estes tumores de células nervosas são o terceiro tipo de câncer mais comum em crianças. Os neuroblastomas raramente se desenvolvem no cérebro ou na medula espinhal, a maioria se origina nas células nervosas no interior do abdome ou tórax. Este tipo de tumor é mais comumente diagnosticado em bebês.

  • Linfomas

Os linfomas se iniciam nos linfócitos, um dos principais tipos de células do sistema imunológico. A maioria dos linfomas começa em outras partes do corpo, mas alguns podem iniciar-se no sistema nervoso central. Os linfomas de sistema nervoso central são raros em crianças
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tipos-de-tumores-cerebrais---sistema-nervoso-central-em-criancas/4110/595/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla