Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

1ª Premissa da Fisioterapia Gerontológica: Abordagem integral e humanizada do paciente

O fisioterapeuta especialista ou com conhecimento em Gerontologia deve incluir em seu tratamento abordagem diferenciada do paciente: olhar humanizado e integral pautado pelo princípio de que tem à frente um sujeito idoso; pessoa com longa história de vida e com particularidades no envelhecimento. Abordagem integral requer avaliação detalhada abrangente, que descreveremos na segunda premissa.

A abordagem integral consiste em ver o paciente como um ser bio-psico-social, ou seja, é um ser biológico, psíquico e que interage socialmente. Só que no contexto da Gerontologia trata-se de pessoas idosas, que apresentam alterações normais e patológicas decorrentes do envelhecimento, que é subjetivo e singular.
 
A Gerontologia observa alguns aspectos centrais - histórico clínico, familiar, social e psicológico do idoso, presentes na avaliação fisiogerontológica, os quais propiciam integração multidisciplinar, com o importantíssimo envolvimento da família e cuidadores.
 
O cuidador principal é quem mais conhece o idoso; é aquele que sabe das suas resistências, das reações aos medicamentos. É quem conhece o sono e a insônia do idoso, seu humor, o que o alegra e o que o entristece. Sem dúvida, é ele o melhor e mais eficiente informante sobre o paciente, podendo relatar as ocorrências entre uma visita e outra. Ele pode ser um grande parceiro do profissional da saúde, seja ele fisioterapeuta, médico, enfermeiro, entre outros profissionais que prestam assistência a esse idoso.
 
O cuidador deve ser muito bem orientado pelo profissional, já que na emergência será ele que assistirá e cuidará do idoso.
 
No caso específico da Fisioterapia, a atuação do cuidador é ainda mais importante: se o fisioterapeuta explicar alguns exercícios ao cuidador e orientar algumas técnicas, o paciente pode melhorar ainda mais. Isso porque o paciente, em alguns casos, até necessitaria de atendimento fisioterapêutico 3 a 4 vezes por semana, mas dificuldades financeiras que a família apresenta, ou questões burocráticas do plano de saúde, impossibilitam tantas sessões.
 
O fisioterapeuta com especialização em Gerontologia deve ter conhecimento amplo, necessário tanto para atender ao paciente, como para interagir com a equipe de profissionais. Caso os pacientes não tenham condições (financeiras, por exemplo) para tratamento multiprofissional, cabe ao profissional utilizar uma abordagem integral nos atendimentos.
 
obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://fisiogerontologica.blogspot.com.br/2015/10/1-premissa-da-fisioterapia.html#more
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla