Powered By Blogger

domingo, 10 de janeiro de 2016

Mulheres com menos de 60 anos com diabetes em maior risco de doença cardíaca

Resultados de um estudo do Johns Hopkins publicado hoje na revista Diabetes Care constatou que as mulheres jovens e de meia-idade com diabetes tipo 2 estão em maior risco de doença arterial coronariana do que se acreditava anteriormente.

Geralmente, as mulheres com menos de 60 estão em menor risco de doença da artéria coronária do que os homens da mesma idade. Mas entre as mulheres nesta faixa de idade que têm diabetes, o risco de doença cardíaca aumenta em até quatro vezes, tornando-se praticamente igual ao risco dos homens dessa mesma forma de doença cardíaca.

“Nossos resultados sugerem que é preciso trabalhar mais para prevenir doenças cardíacas em mulheres com menos de 60 anos que tem diabetes”, diz Rita Rastogi Kalyani, MD, MHS, endocrinologista da Universidade Johns Hopkins School of Medicine e autora do estudo. “Este estudo diz-nos que as mulheres de qualquer idade que têm diabetes correm um alto risco para doença arterial coronariana.”

Enquanto os homens geralmente têm uma maior incidência de doenças cardíacas do que as mulheres, o estudo constatou que o diabetes teve pouco ou nenhum efeito sobre o risco de doenças do coração para os homens. Kalyani disse que o novo estudo é creditado para ser o primeiro a se concentrar especificamente sobre as diferenças de gênero na doença da artéria coronária entre as pessoas mais jovens e de meia-idade com diabetes.

Para a pesquisa, ela e seus colegas analisaram dados de mais de 10 mil participantes em três estudos amplamente considerado: o Programa de Pesquisa GeneSTAR, o Estudo Multi-Étnico da Aterosclerose e do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) III. Nenhum dos participantes tinha um histórico de doenças cardíacas. Todos os três estudos produziram diferenças de gênero semelhantes nas taxas de diabetes e do risco de desenvolver doenças cardíacas.

“Nosso estudo adiciona à evidência crescente de que as diferenças de gênero existentes no risco de doença arterial coronariana provocada pela diabetes”, diz Kalyani.

Curiosamente, em ambos, mulheres e os homens, estes resultados não foram relacionados às diferenças de obesidade e outros fatores de risco cardiovascular tradicionais, tais como pressão arterial elevada, colesterol e tabagismo.

Kalyani e seus colegas oferecem várias explicações possíveis para o aumento do risco. Pode haver fatores genéticos e hormonais distintos relacionados com o desenvolvimento de doença cardíaca por sexo. Diferenças na adesão a comportamentos de vida saudáveis ​​para o coração, conformidade e tratamento de tratamentos cardiovasculares entre os sexos também são possíveis, mas precisa ser investigado, diz Kalyani. Além disso, a relação da duração da diabetes e controle da glicose ao risco de doença cardíaca permanece obscura.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.diabetesevoce.com.br/blog/mulheres-com-menos-de-60-anos-com-diabetes-em-maior-risco-de-doenca-cardiaca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla