Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Tumores Cerebrais - Sistema Nervoso Central em Crianças

O Sistema Nervoso Central
 
 
 
O cérebro é o centro do pensamento, sentimento, memória, fala, visão, audição, movimento, entre outros. A medula espinhal e os nervos cranianos transmitem sinais entre o cérebro e o corpo. Esses sinais chegam aos músculos, aos sentidos e coordenam as funções dos órgãos internos.

O cérebro é protegido pelo crânio. Da mesma forma, a medula espinal é protegida pelas vértebras da coluna vertebral. O cérebro e a medula espinhal são cercados e protegidos pelo líquido cefalorraquidiano (LCR). O LCR contém basicamente água e proteínas, açúcar (glicose), glóbulos brancos e hormônios. Este líquido é produzido pelo plexo coroide, que está localizado nos ventrículos. Tanto os ventrículos, como os espaços em torno do cérebro e da medula espinhal são preenchidos com LCR.

Estruturas do Sistema Nervoso Central

Cérebro
As principais áreas do sistema nervoso incluem o cérebro, cerebelo e tronco cerebral. Cada uma destas partes tem uma função especial.

  • Cérebro

O cérebro é o centro de controle do corpo enviando mensagens ao longo das fibras nervosas. O cérebro é dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Os hemisférios cerebrais controlam o movimento, o pensamento, a memória, as emoções, os sentidos e a fala. Cada hemisfério é dividido em quatro áreas:

  1.  
    Lobo frontal - Controla a personalidade, pensamento, memória e comportamento. Na parte posterior do lobo frontal está a área que controla o movimento e o sentimento. Um tumor localizado no lóbulo frontal pode afetar a visão ou o olfato.
  2.  
    Lobo temporal – Encarregado do gerenciamento da memória, audição, visão e as emoções. Um tumor localizado nessa área pode causar sensações estranhas ou de já ter passado por aquilo antes.
  3.  
    Lobo parietal - Está essencialmente relacionado com a linguagem. Um tumor localizado nessa região pode afetar a fala, a leitura, a escrita e a compreensão das palavras.
  4. Lobo occipital – É o centro visual do cérebro. Um tumor cerebral nessa área pode causar problemas de visão.

  • Gânglios da Base

Os gânglios da base ou núcleos da base são um grupo de núcleos no cérebro interconectados com o córtex cerebral, tálamo e tronco cerebral. Os gânglios basais ajudam a controlar os movimentos musculares. Tumores ou outros problemas nesta área do cérebro normalmente causam fraqueza, movimentos involuntários bruscos, ou movimentos involuntários lentos.

  • Cerebelo

O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários (planeja o movimento, junto com áreas de associação do córtex cerebral, e participa de seu controle, depois de iniciado, corrigindo-o se necessário). Participa também no processo de aprendizagem motora de movimentos repetitivos, de forma que eles passam a ser realizados cada vez mais rápidos e com menos erros. Lesões em sua estrutura podem levar à incoordenação dos movimentos, perda do equilíbrio, diminuição do tônus da musculatura esquelética, problemas de deglutição ou sincronização dos movimentos oculares, e alteração do ritmo da fala.

  • Tronco Cerebral

O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do cérebro responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. O tronco cerebral possui três porções: o bulbo raquidiano, a ponte (protuberância) e o mesencéfalo. É no tronco encefálico que se encontra fixo o cerebelo.

Tumores nesta região podem causar fraqueza, visão dupla, rigidez muscular, ou problemas com a sensação, movimento dos olhos, audição, movimento facial, coordenação dos pés ou deglutição.

  • Medula Espinhal

A medula espinhal está composta por todas as fibras nervosas que descem desde o cérebro. O centro da medula espinhal é preenchido pelo líquido cefalorraquidiano. É muito raro um tumor iniciar na medula espinhal. Alguns tipos de tumor cerebral podem apresentar metástase na medula espinhal. O tumor na medula espinhal pressiona os nervos e pode causar diferentes sintomas dependendo de sua localização que incluem fraqueza, paralisia ou dormência.

  • Nervos Cranianos

Os nervos cranianos se conectam com o encéfalo. A maioria liga-se ao tronco encefálico, exceto os nervos olfatório e óptico, que se ligam respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo. As fibras dos nervos cranianos podem ser classificadas em aferentes e eferentes. Os dois tipos de fibras (aferentes e eferentes) são divididas em somáticas e viscerais que podem ser gerais ou específicas.

Os tumores que começam nos nervos cranianos podem causar problemas de visão, problemas de deglutição, perda de audição, paralisia facial, dormência ou dor.
 
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-sistema-nervoso-central/3709/557/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla