Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

CONTROLE INTENSIVO DA GLICEMIA MELHORA OS DESFECHOS RENAIS EM PACIENTES COM DIABETES TIPO 2

CONTROLE INTENSIVO DA GLICEMIA MELHORA OS DESFECHOS RENAIS EM PACIENTES COM DIABETES TIPO 2
 
O impacto do controle intensivo da glicemia sobre os principais desfechos renais no diabetes tipo 2 (DM2) ainda não está bem esclarecido.

Para avaliar esse problema, o Estudo ADVANCE randomizou 11.140 pacientes para um grupo de controle glicêmico intensivo (meta de A1C<6 br="" controle="" em="" grupo="" o.="" ou="" outro="" padr="" para="">
Foram avaliados os efeitos do tratamento sobre a doença renal em estágio terminal, necessidade de diálise ou transplante renal, morte renal, níveis dobrados de creatinina para acima de 200 micromoles por litro, macroalbuminíria de início recente e progressão ou regressão de albuminúria.

Após uma mediana de 5 anos de seguimento os níveis médios de A1C foram de 6,5% no grupo intensivo e de 7,3% no grupo padrão.

O controle glicêmico intensivo reduziu significativamente a risco de doença renal em estágio final em 65%, a microalbuminúria em 9% e a macroalbuminúria em 30%, em comparação ao controle padrão.

A progressão da albuminúria foi reduzida significativamente em 10% e o índice de regressão da albuminúria aumentou em 15%. Os autores concluem que o controle glicêmico intensivo promove melhoras significativas dos desfechos renais em pacientes com DM2.

Fonte: Perkovic V, Heerspink HL, Acalmenrs J et al. Intensive Glucose Control Improves Kidney Outcomes in Patients with Type 2 Diabetes. Kidney Int 2013;83(3):517-23. Doi: 10.1038/ki.2012.401. Epub 2013 Jan 9.

Portal da SBD

Informações do Autor
Dr. Augusto Pimazoni Netto
Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim – Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
 
 
 
Possa interessar: pacientes-com-pre-diabetes-tem-risco-precoce-de-insuficiencia-renal/

http://www.anad.org.br/pacientes-com-pre-diabetes-tem-risco-precoce-de-insuficiencia-renal/


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:https://healthunlocked.com/anad/posts/132746012/controle-intensivo-da-glicemia-melhora-os-desfechos-renais-em-pacientes-com-diabetes-tipo-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla