Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Estadiamento dos Tumores Cerebrais em Crianças

Estadiamento dos Tumores Cerebrais / Sistema Nervoso Central em Crianças
 
 
O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e no prognóstico do paciente.

Mas, os tumores cerebrais diferem em alguns aspectos importantes dos outros tipos de câncer. Ao contrário dos outros tipos de neoplasias, os tumores do sistema nervoso central (SNC) raramente se disseminam para outras partes do corpo. Os tumores cerebrais podem se disseminar para outras partes do SNC, podendo interferir com funções essenciais do cérebro.

Dessa forma, não existe um sistema de estadiamento formal para os tumores cerebrais, mas alguns fatores ajudam a determinar o prognóstico em crianças, como:

  • Idade da criança.
  • Nível funcional da criança, ou seja, se o tumor interfere nas funções normais do cérebro.
  • Tipo do tumor.
  • Grau do tumor, como base no exame anatomopatológico.
  • Tamanho e localização do tumor.
  • Porcentagem do tumor que pode ser removida cirurgicamente (se a cirurgia é possível).
  • Se o tumor se disseminou para o líquido cefalorraquidiano ou outras partes do sistema nervoso.
  • Se as células cancerígenas se disseminaram além do SNC.

Grupos de Risco para Meduloblastoma

Os sistemas de estadiamento mais formais têm sido propostos para alguns tumores cerebrais em crianças. Por exemplo, muitos protocolos clínicos para o tratamento do meduloblastoma utilizam um sistema que classifica crianças segundo o risco, por exemplo baixo, médio ou alto risco. As crianças inseridas no grupo de alto risco têm até 3 anos, tumores que não podem ser removidos cirurgicamente e/ou células cancerígenas no líquido cefalorraquidiano (LCR) ou se disseminou para outras áreas do cérebro ou outros órgãos. Os pesquisadores ainda estão refinando esse sistema para torná-lo mais preciso
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estadiamento-dos-tumores-cerebrais---sistema-nervoso-central-em-criancas/4117/596/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla