Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de março de 2016

PROGRESSÃO DA DOENÇA RENAL

PROGRESSÃO DA DOENÇA RENAL


Shutterstock

É importante controlar a progressão da insuficiência renal. O nefrologista controla o nível da função renal, ouvindo as queixas que o doente refere e controlando algumas análises ao sangue e à urina, que permite compreender qual a percentagem de função renal ainda existe. Os resultados destes exames em conjunto com os sintomas referidos pelo doente, ajudam a compreender quando chegou o momento de iniciar diálise.
Quando a função renal é inferior a 10-15%, terá provavelmente de iniciar um tratamento de diálise, para substituir algumas das funções do rim saudável. Ainda que os rins filtrem um pouco de líquido e impurezas e produzam urina, isto não é suficiente para que se continue a sentir bem.


OS CINCO ESTÁDIOS DA DOENÇA RENAL CRÓNICA


ESTÁDIO 1-2: PODE NÃO DAR POR ISSO 

Durante os estadios 1-2, provavelmente poderá não se aperceber que a sua função renal se encontra diminuída. No entanto, se a sua doença já foi diagnosticada por um médico poderá já estar a tomar alguns medicamentos. É importante que a sua tensão arterial seja regularmente vigiada e controlada adequadamente. Se tiver diabetes, deverá verificar regularmente se os níveis de glicémia se encontram dentro dos limites. Conjuntamente com o seu médico, é possível manter a situação controlada.Diaverum


ESTÁDIO 3: NECESSIDADE DE AGIR 

No estadio 3, a sua função renal reduziu entre 30 e 60 porcento a sua capacidade total. Deve estar em contacto com uma equipa clínica para avaliar regularmente a sua doença. Agora é extremamente importante o seguimento da sua doença e fazer todos os possíveis para abrandar a sua progressão. Neste estádio, o objectivo é retardar e, se possível, prevenir a progressão para os estadios 4 e 5. É provável que o médico lhe receite alguns medicamentos e poderá ter de seguir um programa de dieta e exercícios. Conjuntamente com o seu médico e equipa clínica, é necessário avaliar as consequências da sua doença e a possibilidade de iniciar tratamento de substituição renal.  Diaverum


ESTÁDIO 4-5: OS SEUS RINS JÁ NÃO CONSEGUEM FAZER A SUA FUNÇÃO 

A falha renal ocorre quando os rins perderam cerca de 85 a 90 porcento da sua capacidade de filtração. O resultado é uma acumulação no sangue de resíduos, água e outras substâncias que podem ser perigosas. Quando a doença chega a este estadio avançado, poderá ter de iniciar um tratamento de substituição da função renal para sobreviver. Agora, tem de optar, pelo tratamento disponível e o mais adequado para si. Diaverum


ESTADIOS DRCDESCRIÇÃODÉBITO DO FILTRADO GLOMERULAR (DFG) (ML/M/1,73M2)
RISCO ACRESCIDOFactores de risco para doença renal crónica (ex. diabetes, HTA, história familiar, idade avançada, grupos étnicos ou raciais) 
1Alter. Urin. Assint. (ex: proteinuria) e DFG normal ou aumentado≥ 90
2IRC ligeira (diminuição ligeira do DFG)60 to 89
3IRC moderada (diminuição moderada do DFG)30 to 59
4IRC grave (diminuição severa do DFG)15 to 29
5Falência renal ou IRC terminal ou ESRD*(dependente de diálise  ou transplante renal)15 to 29
Classificação da Doença Renal Crónica (DRC) / K/DOQI (2002) é corrigida posteriormente pela KDIGO (em 2004 e, mais recentemente, em 2012).

Independentemente da causa da DRC, a sua evolução para falência renal caracteriza-se por 2 sinais:proteinúria/microalbuminúria, essencialmente glomerular, e redução do filtrado glomerular.

COMO SE MANIFESTA

  • Fadiga.
  • Mau hálito, mau sabor na boca.
  • Perda de apeite.
  • Falta de ar ou respiração ofegante.
  • Dificuldade em dormir.
  • Dores ósseas difusas.
  • Perda de peso.
  • Edema dos tornozelos, pés, mãos, em torno dos olhos.
  • Náuseas e vómitos.
  • Cãibras nas pernas, espcialmente de noite.
  • Debilidade.

O conjunto destes sintomas é designado por uremia. Ao iniciar o tratamento da substituição da função renal (diálise), os sintomas desaparecem. Se não iniciar, tendem a agravar-se progressivamente. Este estado não tratado leva à morte. Deve iniciar diálise quando o seu médico recomendar, seguramente antes de sentir-se mal. Tome sempre todos os medicamentos prescritos, e siga dieta recomendada. Se é diabético, controle o nível de glucose no sangue e controle a sua tensão arterial.


AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO INDICADAS PODEM AJUDAR A PROTEGER OS RINS E A PRESERVAR A SUA FUNÇÃO


O QUE POSSO FAZER?

  • Deixe de fumar.
  • Reduza o consumo de álcool.
  • Fazer exercício regular.
  • Fazer uma alimentação variada, com alimentos frescos, rica em vegetais e frutos, pobres em gorduras, sem excesso de proteínas e pouco sal.
  • Consulte o seu médico regularmente.
  • Tome todos os medicamentos receitados pelo médico.
  • Reveja os medicamentos para garantir que lhe receitam aqueles que menos afetam os rins.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.portaldadialise.com/portal/progressao-da-doenca-renal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla