Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de março de 2016

As dificuldades motoras na Demência

Alterações Motoras_2016_02_15


A demência constitui uma patologia predominantemente cognitiva, mas também está associada adificuldades motoras. Estas são muitas vezes desvalorizadas, por se pensar que estão unicamente relacionadas com o avançar da idade.
Qual a sua causa?
Estas alterações surgem pelo processo de atrofia das áreas cerebrais responsáveis pelo planeamento motor.
Quais são as principais alterações motoras associadas à demência?
  • Alteração do padrão de marcha;
  • Diminuição do equilíbrio;
  • Diminuição da mobilidade
Alterações da Marcha
A marcha por si envolve a integração da atenção, do planeamento, da memória anterior e de um processo cognitivo-motor. Com a demência surgem alterações nas funções cognitivas frontais que contribuem para as alterações na dinâmica da marcha.
As principais alterações na marcha são a diminuição do comprimento do passo e a diminuição da velocidade na marcha.
Estas alterações surgem, em cerca de 50% dos casos, três anos após o diagnóstico, sendo que em fases mais avançadas as pessoas podem perder a capacidade de andar.
As alterações na marcha contribuem para o surgimento de quedas, sendo necessário por vezes adoptar um auxiliar de marcha (ex: tripé ou andarilho). É também fundamental o ensino aos cuidadores e familiares de estratégias de segurança durante o acompanhamento na marcha.
Diminuição do equilíbrio
A diminuição do equilíbrio é um problema comum nesta população e é o principal factor doaumento do risco de queda. Uma queda pode originar a sensação de medo, um declínio da actividade física, diminuição da mobilidade geral e perda de independência, aumentando assim a necessidade dos cuidados prestados por parte dos cuidadores.
Diminuição da mobilidade
A diminuição da mobilidade surge a nível geral e caracteriza-se pela lentificação do movimento (bradicinesia). Este facto contribui para uma diminuição da funcionalidade, surgimento de sedentarismo e diminuição da independência nas actividades do dia-a-dia.
Dor
Já aqui falamos anteriormente sobre a dor, este é um problema real, sendo que as pessoas com demência possuem uma maior dificuldade em reconhecer e comunicar a dor, sendo por isso importante estar atento aos comportamentos sugestivos de dor (expressão facial, linguagem corporal e vocalizações negativas).
 O que há a fazer?
fisioterapia é a principal área responsável por intervir nestas alterações, sendo o seu principal objectivo manter a máxima funcionalidade e independência, de forma a facilitar as actividades de vida diária, durante o maior tempo possível e lidar com as alterações motoras que possam surgir da demência e do avançar da idade.
Tem também um papel fundamental no ensino aos cuidadores e familiares de dicas a adoptar em casa para a promoção do exercício físico e na prevenção e redução do risco de quedas.

Revisão Clínica: Mariana Mateus
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://neuroser.pt/2016/02/15/as-dificuldades-motoras-na-demencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla