Powered By Blogger

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

De que forma é que o álcool faz aumentar o risco de Cancro?

Segunda, 08 de Janeiro de 2018



Fonte de imagem: CBC.CA
Um novo estudo revelou a forma como o consumo de bebidas alcoólicas faz aumentar o risco de cancro.

Num estudo conduzido por uma equipa de investigadores liderados por Ketan Patel, do Laboratório de Biologia Molecular do MRC, em Cambridge, Inglaterra, foi descoberto que o álcool danifica de forma permanente o ADN nas células estaminais, causando um aumento desse risco.

Para a sua investigação, a equipa usou ratinhos aos quais deram etanol, que é álcool diluído. Para verificarem os danos genéticos produzidos pelo acetaldeído, que é um químico nocivo produzido quando o organismo produz o álcool, os investigadores efetuaram análises de cromossomas e sequenciamento de ADN.

A equipa verificou que o acetaldeído pode quebrar e danificar o ADN nas células estaminais sanguíneas, fazendo com que os cromossomas se rearranjem de forma aleatória, alterando, de forma permanente, as sequências de ADN naquelas células.

Estes achados ajudam-nos assim a perceber a razão pela qual o consumo de bebidas alcoólicas faz aumentar o risco de se desenvolver sete tipos de cancro comuns, como o do cólon e da mama.

“Alguns cancros desenvolvem-se devido a danos no ADN nas células estaminais. Embora alguns danos ocorram por acaso, os nossos achados sugerem que beber álcool pode fazer aumentar o risco desses danos”.

O estudo investigou também os fatores de proteção acionados pelo organismo contra os danos causados pelo álcool. A primeira linha de defesa é um grupo de enzimas conhecido como aldeído desidrogenase (ALDH). Estas enzimas catalisam o processo de oxidação do acetaldeído para acetato que será usado como fonte de energia pelas células.

Nas pessoas a quem falta esta enzima, os efeitos danificadores do álcool são ainda mais pronunciados, fazendo aumentar o risco de cancro neste grupo.

A segunda linha de defesa usada pelas células é uma variedade de sistemas de reparação do ADN, que podem reparar e reverter os danos ao ADN. No entanto isto nem sempre funciona e algumas pessoas apresentam mutações que não permitem que as células efetuem essas reparações de forma eficaz.


Referência
Estudo publicado na revista “Nature”
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/de-que-forma-e-que-o-alcool-faz-aumentar-o-risco-de-cancro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla