Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Câncer: Como lidar com a dor da metástase óssea?

Como lidar com a dor da metástase óssea
Se você tem câncer que se disseminou para o osso, você provavelmente tem dor óssea. A dor pode estar no lugar onde está a metástase ou em áreas ao redor. Pode ser pior no período noturno e quando você descansa, ou pode ser melhor quando você descansa e pior com algum movimento.
Não importa qual o comportamento da dor, é a queixa mais comum de pessoas com metástase óssea, diz Julie Fasano, MD, oncologista médica do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Long Island, NY. De fato, 70% das pessoas com metástases ósseas, ou “meta”, têm dor óssea.
A dor pode ser assustadora, especialmente se você acha que não pode fazer nada sobre isso. Mas você pode fazer algo sobre a dor causada por metástase óssea. “Há muito o que podemos fazer para reduzir a dor”, diz Fasano. “Não há razão para que qualquer paciente com câncer tenha que viver com dor”. Este texto pode te ajudar a começar.

Entendendo e rastreando a dor da metástase óssea

As células de câncer metastático destroem os ossos e causam várias formas de dor:
  • Elas produzem substâncias que podem dissolver e enfraquecer os ossos. Isso pode fazer com que o osso quebre, o que é doloroso.
  • À medida que o tumor cresce no osso, as terminações nervosas dentro e ao redor do osso também enviam sinais de dor para o cérebro.
  • Eles podem tornar os ossos endurecidos. Isso é chamado de esclerose .
É importante lembrar que nem toda a sua dor pode ser causada por metástase. Claro, é natural pensar que isso pode ser a causa, diz Fasano. Mas há outras causas de dor severa. Por exemplo, a dor no ombro grave pode ser de um capsulite adesiva (síndrome do ombro congelado) ou tendinite , diz ela.
Então, como saber se a dor é causada pela metástase? Uma diferença é que a dor do câncer persiste, enquanto outros tipos de dor são mais propensos a ir e vir. Ainda assim, é importante que qualquer dor nova ou em mudança seja verificada.
“Se você tem dor óssea persistente, fale com o oncologista”, diz Fasano. “Eu sempre encorajo meus pacientes a ligar com qualquer dúvida”. Caso contrário, ela acrescenta: a ansiedade de não saber pode ser muito estressante.

Para o melhor alívio da dor, faça anotações

Se você tem metástase óssea, você pode ajudar a administrar a dor ao acompanhar isso. “Uma compreensão realmente clara da dor vai ajudar mais”, diz Julie R. Gralow, professora de oncologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington e diretora de oncologia médica de mama do Seattle Cancer Care Alliance.
Ela aconselha manter um diário de dor para que você possa responder às perguntas que seu oncologista pode fazer, como:
  • Quando a sua dor é melhor e pior – por exemplo, quando faz algum movimento ou quando está deitado?
  • Quão grave é a dor em uma escala de 0 a 10?
  • Como é a dor? Está queimando? Pontada? Aperto? Pressão?
  • Onde está a dor localizada? Em um lugar? Em vários lugares?
Fornecer esse tipo de informação ao seu médico pode ajudar a garantir um tratamento eficaz, diz Gralow. “A boa comunicação vai ajudar no alívio da dor”.

Metástase óssea: qual o melhor tratamento para você?

O seu médico irá considerar muitos fatores ao determinar suas opções de tratamento. Um é o local da dor. Por exemplo, a metástase em um osso maior é mais dolorosa do que em outros ossos, diz Fasano. Isso pode afetar a abordagem do tratamento.
O gerenciamento da dor também pode depender de quão generalizada a dor é. “Se a dor é focal – significando apenas em um lugar – administraríamos isso um pouco diferente do que se estiver em vários lugares”, Gralow diz à WebMD.
Se você tem dor apenas em um ou dois pontos, é possível atingir o câncer com terapia de radiação . Isso usa raios-X de alta energia para matar células cancerosas e ajudar a aliviar a dor óssea. Muitas vezes, a dor está em vários pontos, diz Gralow. Não é possível focar uma terapia direcionada, como a radiação em vários pontos. “Então, temos que usar um tratamento corporal mais completo para a dor, como a terapia com medicamentos”.

Tratamentos para aliviar a dor das metástases ósseas

Desde medicações de dor simples até procedimentos ortopédicos para radioterapia, uma ampla gama de opções pode ajudar a controlar a dor. E, é claro, é sempre importante controlar a doença com terapias de corpo inteiro, diz Gralow. Isso pode incluir quimioterapia , terapia hormonal ou outros tratamentos contra o câncer.
Outros tratamentos comumente usados ​​especificamente para metástases ósseas incluem:
  • Medicação para dor. Isso pode variar de antiinflamatórios não esteróides a esteróides ou narcóticos, diz Fasano. Em alguns casos, outros tipos de drogas também podem tratar a dor. Por exemplo, às vezes uma fratura óssea faz com que uma vértebra colapse, e isso pode apertar um nervo. Uma ressonância magnética (ressonância magnética), juntamente com a descrição da dor, pode ajudar o seu médico a saber se esta é a causa. Se for o caso, uma droga que trata a dor relacionada ao nervo pode ajudar.
  • Terapia de radiação (radioterapia). Isso é muito útil se a metástase óssea é limitada. Com a radiação do feixe externo, uma máquina fora do corpo foca um feixe de radiação na metástase óssea. Dura apenas alguns minutos. Você pode receber radiação em uma dose grande ou em doses menores ao longo de vários tratamentos. Nos casos em que o câncer se espalhou por muitas áreas do osso, os radiofármacos podem ser úteis. Esses medicamentos são administrados em uma única injeção e visam as áreas ósseas que possuem as metástases. Eles liberam radiação que mata células tumorais e ajuda na redução da dor.
  • Bisfosfonatos (Aredia e Zometa). Essas drogas de fortalecimento ósseo foram usadas pela primeira vez para a osteoporose. Agora, os médicos também as usam para prevenir e tratar os problemas esqueléticos das metástases ósseas. Eles diminuem a dor ao reduzir o dano ósseo e o risco de fratura. Eles também diminuem os níveis sanguíneos de cálcio que podem ser muito altos. Eles geralmente são administrados a pacientes com câncer por infusão intravenosa (IV).
  • Denosumab (Xgeva). “Nós também temos uma nova classe de drogas que podemos usar para ajudar a prevenir a quebra de osso e ajudar com a dor”, diz Gralow. O Denosumab é injetado sob a pele, em vez de infusão. No entanto, é mais caro do que os bisfosfonatos, então algumas companhias de seguros pagarão por isso somente depois que você tentou um bisfosfonato pela primeira vez.
  • Vertebroplastia. Quando a coluna fica enfraquecida pelo câncer, as vértebras podem entrar em colapso. Um especialista pode fazer uma vertebroplastia para preencher o espaço e aliviar a pressão. “Esta técnica foi originalmente desenvolvida para fraturas da osteoporose”, diz Gralow. O especialista injeta o cimento ósseo na vértebra fraturada. Diminui rapidamente e pode evitar mais colapso. A derme vertebral pode ajudar a restaurar a mobilidade e melhorar a dor nas costas dentro de horas.
  • Cirurgia Ortopédica. Se um osso quebrar e causar dor, a cirurgia pode ajudar. O cirurgião pode inserir um dispositivo como um parafuso, haste ou placa para estabilizar o osso.
  • Ultrassom Focado (FUS). Não invasivo e livre de radiação, um feixe de ultra-som é usado para aquecer o tecido ósseo e e esse é direcionado onde a dor está ocorrendo, alterando ou destruindo o tecido.
  • Tratamentos de Ablação. Com esta técnica, uma sonda é inserida diretamente em um tumor gerando calor, frio, corrente elétrica ou um produto químico para matar células tumorais.

Manejo da dor com metástases ósseas: 3 coisas para lembrar

Ao trabalhar com o seu médico para controlar a sua dor, tenha em mente estes pontos:

  • É melhor prevenir a dor do que tratá-la uma vez que ela começa. Portanto, tome medicamentos para dor de acordo com o planejamento.
  • Existem muitas maneiras de aliviar a dor das metástases ósseas. No entanto, elas nem sempre podem fazer efeito imediatamente ou parar toda a dor.
  • Controlar a dor pode ajudar o tratamento geral a ser mais eficaz.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.combateaocancer.com/como-lidar-com-dor-da-metastase-ossea/#more-7764

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla