Powered By Blogger

sábado, 27 de janeiro de 2018

Atitudes que ajudam a Envelhecer melhor.

  em Saúde  por 

envelhecer com saúde

O que significa envelhecer?

Para alguns, envelhecer significa um grande privilégio e uma grande oportunidade. Porém, esse processo não é algo simples e gratuito. Quanto mais vivemos, mais entendemos o nosso papel na nossa rotina e na construção do nosso envelhecimento.
Para entendermos melhor o processo do envelhecimento, precisamos entender o que significa o metabolismo.
Metabolismo é um conjunto de ações físicas e químicas  que acontecem  no nosso organismo. Está diretamente relacionado aos processos que nosso corpo responde aos estímulos diversos. Há muitas ações nesses processos metabólicos que são de desgastes e de reparações celulares. Com base nisso, para viver bem ou viver muito, precisamos reduzir as ações de desgastes e/ ou melhorar as ações de reparo. Quanto mais equilibrados estivermos, melhor esses processos irão funcionar.

Vejamos então como podemos auxiliar nosso organismo a trabalhar de forma mais equilibrada, diminuindo as ações de desgastes e fortalecendo as ações de reparo. Melhorando assim, todo o funcionamento do nosso corpo para envelhecer melhor.

Em 2009, cientistas ganharam o premio Nobel em Fisiologia e Medicina quando apresentaram o funcionamento do telomero e da enzima telomerase. Demonstraram que há processos celulares de lesão e reparação inclusive nos cromossomos (são organelas responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução). Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA. Em padrões específicos, o DNA é denominado gene.
Estes cientistas constataram que essas estruturas (DNA) respondem aos estímulos externos e aos hábitos  de nossas vida, especialmente melhorando ou comprometendo a enzima de reparação celular  (enzima telomerase: reverte o processo de senescência celular e atrofia de alguns tecidos devido ao envelhecimento, porém quando assume produções sem controle, pode causar outras situações de desequilíbrios).
As ações que comprometem a enzima de reparação e a longevidade celular, dificultando o funcionamento saudável das nossas células:
Ações que podem estimular as enzimas de reparos celulares e a manutenção da estrutura celular, longevidade e manutenção da  funcionalidade para as nossas células:
  • Controle da dieta- escolhendo bem os alimentos que vão compor nosso cardápio. Estudos apontaram um significativo aumento da expectativa de vida em camundongos com a ingestão controlada e selecionada de alimentos.
  • Atividade física regular
  • Controle do sono
  • Tratamento da Depressão
  • Meditação – Se perceber e favorecer uma conexão consigo mesma, tem mostrado resultados motivadores na proteção e manutenção da vida celular.
  • Atividades sociais e de lazer – favorecem o bem estar e bons estímulos celulares.
Assim, podemos entender a nível metabólico que vale muito a pena incorporar ações no cotidiano que resultam em um bom funcionamento das nossas reações  internas, garantindo assim rotinas em prol da saúde!
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
https://idosos.com.br/envelhecer-melhor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla