Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Mieloma Múltiplo - Guia Detalhado : Exames de Laboratório para Diagnóstico


Se os sintomas sugerem que uma pessoa possa ter mieloma múltiplo, os principais exames laboratoriais que podem ser realizados são:



  • Hemograma



O hemograma completo é um exame que mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue. Se existir uma grande quantidade de células de mieloma na medula óssea, os níveis da contagem sanguínea serão baixos.


  • Imunoglobulinas



Este exame mede os níveis de diferentes anticorpos no sangue. Existem vários tipos de anticorpos no sangue: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os níveis destas imunoglobulinas são medidos para verificar se estão altos ou baixos. No mieloma múltiplo, a quantidade de um tipo pode ser elevada, enquanto dos outros são baixos.


  • Eletroforese de Proteínas



A imunoglobulina produzida por células de mieloma é anormal, porque é monoclonal. A eletroforese de proteínas séricas é um exame para medir a quantidade total de imunoglobulina no sangue e detectar qualquer imunoglobulina anormal. Em seguida, é realizada a imunofixação ou imunoeletroforese para determinar o tipo exato do anticorpo anormal (IgG, IgA, IgM ou algum outro tipo). Encontrar uma imunoglobulina monoclonal no sangue pode ser o primeiro passo para se ter o diagnóstico de mieloma múltiplo. Esta proteína anormal é conhecida por vários nomes diferentes, como imunoglobulina monoclonal, proteína M, pico M e paraproteína.

As imunoglobulinas são constituídas por cadeias de proteínas: 2 cadeias longas (pesadas) e 2 curtas (leves). Às vezes, os rins excretam partes da proteína M na urina. Esta proteína na urina é a parte da imunoglobulina chamada de cadeia leve, conhecida como proteína de Bence-Jones. Os exames utilizados para encontrar a imunoglobulina monoclonal na urina são denominados eletroforese de proteína na urina e imunofixação da urina.


  • Cadeias Leves Livres



Este exame mede a quantidade de cadeias leves no sangue. Isto é mais útil nos casos raros de mieloma em que a proteína M não é encontrada na eletroforese. Uma vez que a eletroforese mede os níveis de imunoglobulinas totais, não pode medir a quantidade de cadeias leves.


  • Microglobulina Beta-2



Esta é outra proteína produzida pelas células malignas. Embora esta proteína em si não cause problemas, pode ser um indicador útil do prognóstico de um paciente com mieloma. Níveis elevados desta proteína indicam doença avançada.


  • Bioquímica Sanguínea



Os níveis de nitrogênio ureico (BUN) no sangue, creatinina, albumina, cálcio e outros eletrólitos são verificados:


  1. Os níveis da ureia e creatinina mostram o funcionamento dos rins. Níveis mais altos indicam que a função renal está prejudicada, o que é comum em pacientes com mieloma.
  2. A albumina é uma proteína encontrada no sangue. Quando o nível da albumina está baixo pode ser um sinal de mieloma avançado.
  3. Os níveis de cálcio podem ser maiores em pacientes com mieloma avançado. Níveis altos de cálcio podem causar sintomas, como fadiga, confusão e fraqueza.
  4. Os níveis dos eletrólitos, como sódio e potássio, também podem estar alterados pelo mieloma.



Fonte: American Cancer Society (09/03/2015)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-de-laboratorio-para-diagnostico-do-mieloma-multiplo/1998/396/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla