Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Mieloma Múltiplo - Guia Detalhado: Fatores de Risco para

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com um tumor cerebral tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver mieloma múltiplo:
  • Idade - O risco de mieloma múltiplo aumenta com a idade. Menos de 1% dos casos são diagnosticados em pessoas com idade inferior a 35 anos. A maioria das pessoas diagnosticadas com mieloma múltiplos tem mais de 65 anos.

  • Gênero - Os homens são ligeiramente mais propensos a desenvolver mieloma múltiplo do que as mulheres.

  • Raça - O mieloma múltiplo é quase duas vezes mais comum entre os negros que nos brancos. A razão para isso é desconhecida.

  • Exposição às Radiações Ionizantes - A exposição às radiações ionizantes pode aumentar o risco de mieloma múltiplo. Entretanto, isso representa um número muito pequeno dos casos.

  • Histórico Familiar - O mieloma múltiplo parece ser hereditário. Ter pai ou irmão com mieloma aumenta as chances em quatro vezes de contrair a doença. Ainda assim, a maioria dos pacientes não têm parentes com a doença, de modo que isto representa apenas um pequeno número de casos.

  • Exposição Ocupacional - Alguns estudos sugerem que os trabalhadores de algumas indústrias relacionadas ao petróleo podem estar em maior risco.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-mieloma-multiplo/7826/906/

  • Obesidade - Estar acima do peso aumenta o risco de uma pessoa desenvolver mieloma.

  • Doenças de Células Plasmáticas - Muitas pessoas com gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS) ou plasmocitoma solitário eventualmente desenvolverão mieloma múltiplo.

Fonte: American Cancer Society (09/03/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla