Powered By Blogger

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Açúcar associado a aumentos de epidemias bacterianas

Segunda, 08 de Janeiro de 2018



Fonte de imagem: Medical Xpress
Uma equipa de investigadores descobriu que a trealose faz aumentar a virulência das epidemias de linhagens da bactéria C. difficile, que predomina nas infeções hospitalares.

Nos últimos anos tem-se verificado um aumento das infeções hospitalares causadas pela bactéria C. difficile nos países desenvolvidos.

“O nosso grupo e outros descobriram que as linhagens RT027 e RT028 da C. difficile tornaram-se dominantes mais recentemente à volta do mundo”, disse James Collin, da Faculdade de Medicina Baylor, EUA, primeiro autor do estudo, que associou aquele açúcar ao aumento das infeções hospitalares.

Para o estudo, a equipa propôs-se saber o que tinha ajudado aquelas linhagens bacterianas a tornarem-se um risco tão grande para a saúde. “Procurámos outros fatores que poderiam ajudar a RT027 e a RT028 a aumentarem a sua virulência”, disse o investigador.

Os investigadores descobriram que essas linhagens podem crescer com níveis do açúcar trealose cerca de 1.000 vezes menores do que as que necessitam outras linhagens da bactéria, dando às RT027 e a RT028 uma grande vantagem. Cada linhagem é altamente eficiente a usar a trealose e fez evoluir mecanismos independentes para usar este açúcar.

Para testar a capacidade de estas linhagens metabolizarem os níveis baixos de trealose com uma maior severidade infeciosa, os investigadores conduziram um ensaio em ratinhos com infeções causada por C. difficile.

Os ratinhos receberam uma estirpe da linhagem RT027 e um grupo seguiu uma dieta com a presença de trealose e outro sem trealose. Foi verificado que a alimentação dos ratinhos produziu efeitos diferentes sobre a virulência das infeções, a qual foi maior no grupo que teve trealose incluída na sua alimentação.

A equipa apurou ainda que o aumento da severidade das infeções na presença da trealose não era devida a maiores números de bactérias, mas sim devido à produção de níveis mais elevados de toxinas pela RT027.

Os autores admitem que a trealose será então o principal fator por trás do aumento das infeções hospitalares por C. difficile, já que por exemplo, nos EUA, este açúcar foi aprovado como aditivo alimentar em 2000 e três anos depois verificou-se um aumento de infeções com as linhagens RT027 e RT078.


Referência
Estudo publicado na revista “Nature”
 
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/acucar-associado-a-aumentos-de-epidemias-bacterianas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla