Powered By Blogger

domingo, 3 de junho de 2018

Identificando a Dor no Portador de Alzheimer

Idoso demente não consegue expressar a dor



  em Demências e Alzheimer  por 

Dependendo do estágio da doença, pacientes com Alzheimer não conseguem expressar a dor.

Atendemos uma paciente com DA que teve  um infarto agudo do miocárdio e não sabia dizer onde estava doendo (não conseguia localizar nem expressar a dor). O diagnóstico foi feito baseado nos outros achados clínicos e através de exames complementares. No memento da dor apresentou agitação psicomotora com um desassossego importante, andando pelo ambiente e não conseguindo sentar ou descansar.

Queixa de dores ósseas e articulares são muito frequentes em pacientes com DA mais idosos.

Essas dores são consequência da osteoartrose que compromete várias articulações. Entre elas joelhos, região coxo-femural (quadril), tornozelos e principalmente a coluna como um todo são afetados. Mas a maior intensidade e frequência do problema acontece na coluna, região lombo-sacra. Nesses pacientes vamos encontrar várias articulações deformadas pela doença (Osteoartrose) que causaram a diminuição de sua funcionalidade bem como sua locomoção. Essas queixas são condizentes com as alterações articulares comprovadas pelo exame físico e até por radiografias (ou por exames de imagem).
Porém, muito comumente, encontramos pacientes que não mostram lesões articulares difusas, mas a queixa de dor é muito importante. Mas não encontramos uma correspondência entre os achados radiológicos e a intensidade das dores. Percebemos que esses pacientes se fixam nessa dor e ficam repetidamente se queixando para os familiares. Os cuidadores e pessoas mais próximas chegam ao ponto de achar que as dores realmente existem e procuram assistência médica. Muitas vezes, os anti-inflamatórios são prescritos com alívio parcial dos sintomas.
Percebemos que se uma outra dor aparece aquela da qual se reclamava constantemente desaparece e essa segunda, passa a ser o motivo constante da reclamação. Muitas vezes, os portadores de Alzheimer queixam-se de dores e apontam para um determinado local do corpo. Se depois de alguns minutos perguntarmos novamente onde era a dor ele vai perguntar se ele tinha alguma dor ou vai apontar para um local totalmente diferente da primeira. Com frequência, utilizamos placebo para alívio dos sintomas. Colocamos em um copo com água 2 a 3 gotas de adoçante e dizemos que é um remédio novo e que é ótimo para as dores. Muitas vezes em menos de um minuto as dores já melhoraram.
Nosso texto ajudou? Compartilhe!
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
https://idosos.com.br/expressar-a-dor-com-alzheimer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla